Conheça cursos que podem ajudar na oferta de atividades não presenciais

Alguns conhecimentos específicos podem auxiliar os servidores do IFRS a planejar e desenvolver as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs). O funcionamento e as possibilidades do Moodle, abordagens pedagógicas modernas, videoaulas, o uso de aplicativos web… Temas como esses fazem parte de uma trilha de cursos on-line do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Confira algumas opções abaixo e faça sua inscrição no https://moodle.ifrs.edu.brAlém desses, há cursos ofertados por outras instituições – sugestões estarão disponíveis em página no site do IFRS voltada às APNPs (leia mais sobre a nesta edição do IFRS Registra).

Saiba mais

Os conteúdos se complementam, mas para quem tem pressa, a prioridade pode ser dada aos cursos em que se tenha menos conhecimento atualmente. Se o docente já domina alguma das tecnologias abordadas abaixo, o foco pode ser em cursos que trabalhem conceitos, abordagens e metodologias. Mas se houver dúvidas em relação ao uso do Moodle e de ferramentas on-line, a prioridade pode ser para cursos básicos e introdutórios.

Confira a lista de cursos da área:

Moodle Básico para Professores

Conteúdo: Desenho do Curso; Organizando o Curso; Inserindo Conteúdo.

Qualidade de Cursos em Educação a Distância

Conteúdo: Não basta ter conteúdo, tem que conversar; Organizando o Curso; Produzindo o Conteúdo do Curso; Equívocos Gerais.

Carga-horária: 30 horas.

Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso

Conteúdo: Recursos Didáticos Digitais; Repositórios e Materiais Didáticos Prontos; Direito Autoral.

O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais

Conteúdo: Elaboração de Material Didático; Ferramentas para Criação de Materiais.

Criação de Videoaulas

Descrição do Curso: Introdução a Videoaulas; Planejando sua Vídeoaula: o Roteiro; Gravando e Disponibilizando Videoaulas.

Carga-horária: 40 horas.

Educação a distância

Conteúdo: Conceitos; EaD no Brasil; Tecnologias.

Carga-horária: 25 horas.

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância

Conteúdo: Apoio ao Presencial, Híbrido e a distância; MOOC e SPOC; Aprendizagem Centrada no Professor e no Aluno; Sala de Aula Invertida.

Gamificação no Moodle

Conteúdo: Conhecendo os conceitos de Gamificação; Gamificação na Prática; Gamificando seu Curso no Moodle.

Carga-horária: 30 horas.