Ciência, inovação, educação e cultura no IFRS… vai começar o 4º Salão

Onze seminários e mostras simultâneas sobre diferentes temáticas movimentarão o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nesta semana. De quinta-feira a sábado, 28 a 30 de novembro de 2019, ocorrerá o 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. São esperados aproximadamente mil estudantes e servidores, dos 17 campi e da Reitoria (na foto, atividade do Salão de 2018). Confira:

Serão em torno de 600 trabalhos apresentados*, entre pesquisas, ações de ensino, relacionamento com a comunidade, inovação, arte, cultura… O tema central desta edição é “Ciência para um mundo sustentável”, o qual será abordado na palestra de abertura, que tem como título “Sustentabilidade ambiental à beira do abismo: o que fazer?”. Na ocasião, o biólogo Paulo Brack, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor da Ufrgs, falará sobre o quadro dramático da situação ambiental no Brasil e no mundo com base na ciência e tratará sobre desafios locais e globais para revalorizar o espaço comum com qualidade ambiental.

Integram o Salão do IFRS os seguintes eventos: 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 7º Seminário de Extensão (Semex); 6º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 4º Seminário de Pós-graduação; 4º Seminário de Internacionalização; Sessões de Indissociabilidade Pesquisa, Ensino e Extensão; Mostra de Inovação e Tecnologias; Mostra de Arte e Cultura; Desafio Criativo; Mostra de Protótipos Automotivos; Circuito de Atividades Literárias. As atividades são abertas ao público.

Saiba mais:

Quinta-feira (28/11) – Além da abertura, o primeiro dia de evento será dedicado à apresentação de talentos artísticos dos estudantes e servidores, na Mostra de Arte e Cultura. Circo, música, dança e teatro estão entre as atrações previstas para a Mostra, que se estenderá pelos demais dias do evento.

Na sexta-feira (29), a programação está voltada para a apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão*. Outro assunto de destaque nesse dia serão as experiências internacionais de estudantes – no Seminário de Internacionalização, alunos que cursaram disciplinas em instituições de ensino no exterior falarão das contribuições para a vida acadêmica e pessoal e darão dicas para os interessados em participar de mobilidade internacional.

Começa na sexta também um das atividades que é novidade desta edição: a Mostra de Protótipos Automotivos. Aberta ao público, ocorrerá na sexta (dia 29) à tarde e no sábado (30) pela manhã. Serão apresentados quatro veículos baja e de eficiência energética construídos por estudantes e professores do IFRS. Entre eles estará o protótipo da equipe Drop Team, do Campus Erechim, que conquistou o bicampeonato na competição de eficiência energética Shell Eco-marathon Brasil em 2019, atingindo a média de 542,4 quilômetros por litros de gasolina (saiba mais).

sábado (30) terá programação intensa. No turno da manhã, inovações e tecnologias produzidas nos campi estarão à mostra. Ocorrerá também no sábado o Circuito de Atividades Literárias, outra novidade do evento, aberta ao público. Serão realizados troca-troca de livros e mesa-redonda sobre desafios da escrita e da leitura. Haverá a apresentação das 12 produções textuais de estudantes do IFRS premiadas no Concurso Literário, nas categorias haikai, crônicas, contos e poemas, e uma sessão de autógrafos com a escritora Luísa Geisler (saiba mais). O evento será das 9h às 12h e não são necessárias inscrições prévias. Às 13h, haverá a premiação para os autores dos textos vencedores do Concurso Literário.

Feira orgânica – também aberto ao público, ocorrerá durante os três dias do evento o Espaço de Agricultura Familiar, uma oportunidade para adquirir alimentos frescos e caseiros, como biscoitos, pães, frutas e legumes orgânicos, além de artesanatos.

Haverá ainda no Campus Bento Gonçalves um Espaço Kids, para servidores e estudantes que precisarem levar crianças ao evento.

* Projetos de pesquisa desenvolvidos nas unidades do IFRS serão apresentados nas áreas Ciências Agrárias; Multidisciplinar; Ciências Humanas; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde.

Projetos de extensão estarão organizados pelas áreas Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Tecnologia e Produção; Meio Ambiente; Trabalho; Saúde.

Os trabalhos de ensino serão divididos nas temáticas Ações Afirmativas; Monitorias e laboratórios de aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Produção de material didático-pedagógico; Tecnologias em Educação; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Programa de Educação Tutorial (PET).

* Programação geral resumida do 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS (avenida Osvaldo Aranha, 540)

Dia 28/11 – quinta-feira

8h às 11h30min – Apresentações orais de trabalhos