Ciência e sociedade foram tema da 7ª Mostra Técnica do IFRS Campus Feliz

De 25 a 27 de outubro de 2018, o Campus Feliz do IFRS realizou sua 7ª Mostra Técnica, que neste ano teve como tema “Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento”.
Durante a abertura, realizada na noite de quinta-feira, 25, no Centro Cultural de Feliz, a professora Alessandra Smaniotto, coordenadora do evento, declarou que a escolha do tema deste ano sintetiza bem qual o desejo da instituição, “que juntos, unidos de forma cada vez mais indissociável, nós todos, instituição e comunidade, possamos construir mais pontes e menos muros, compartilhando saberes, vivências e experiências, com o objetivo maior de nos desenvolvermos e evoluirmos como cidadãos críticos, pensantes e atuantes, capazes de enfrentar quaisquer adversidades, e capazes de contribuir efetivamente para engrandecer a nossa sociedade, tanto intelectual quanto culturalmente”.
Na mesma linha, o diretor-geral do Campus Feliz, professor Giovani Forgiarini Aiub, mencionou que “uma sociedade não prospera sem conhecimento, sem reflexão, sem trabalho científico. O IFRS Campus Feliz tem este compromisso, de proporcionar desenvolvimento social através do ensino, da pesquisa e da extensão”. Neste sentido, destacou que a instituição procura zelar pela educação profissional, técnica e com a formação cidadã de cada um dos seus estudantes, por desenvolver projetos de pesquisa que busquem sanar problemas desde os mais simples do cotidiano aos mais complexos, além de levar o que foi construído dentro da instituição para a sociedade, fazendo com que os conhecimentos e as descobertas sejam amplamente difundidos na comunidade na qual a instituição se insere.
“Nós Instituto Federal temos que compartilhar aquilo que temos de bom, a educação, a pesquisa, a extensão”, também reforçou o reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck durante a sua fala na abertura. O reitor ainda lembrou que os Institutos Federais, localizados em diversas cidades do país, estão comemorando 10 anos em dezembro de 2018, e que essa interiorização da educação possibilitou que cidades como Feliz hoje contem com uma instituição que oferece ensino gratuito, em seus diferentes níveis, com reconhecimento de qualidade, apontada pelas diversas avaliações já realizadas.
Como palestra de abertura, o público pode ouvir o professor Attico Chassot, do Centro Universitário Metodista – IPA, que teve como tema “Uma brecha entre o passado e o futuro”. Em sua fala, o professor Chassot destacou diversos avanços e descobertas em ciência e tecnologia que contribuíram para os avanços e formação atual da sociedade.
A noite de abertura ainda foi agraciada com espetáculos do Grupo Vocal Tramavoz, da cidade de Carlos Barbosa, e dos estudantes do Campus Osório do IFRS.

Veja as fotografias da noite de abertura do evento no perfil do Campus Feliz no Facebook.