Cerâmica em arte: Dia do Artista Ceramista é celebrado no Campus Feliz

Há algum tempo um objeto “diferente” despertava curiosidade de muitos no Campus Feliz. Trata-se de uma escultura em cerâmica, doada pelo artista Carusto Camargo, e que foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, dia 26 de maio, com apresentações culturais e a presença de servidores e estudantes. Com isso, o IFRS conta agora com exposição permanente no jardim do campus, como parte do acervo artístico cultural da instituição que se inicia.

A obra denominada “1° Vazocorpo” foi doada por Carlos Augusto Nunes de Camargo, artista visual, ceramista e professor associado do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e compõe a série “Vazocorpos” de esculturas cerâmicas em escala humana, queimadas a uma temperatura de 1220°C, produzidas no mestrado durante o período de julho a outubro de 2003. As obras impregnam sobre suas superfícies os vestígios impressos do próprio corpo do artista. O percurso poético partiu da observação do vazio físico dentro das cerâmicas e do vazio existencial interno, a subjetividade. Reconfigurou a superfície de fronteira entre os universos interno e externo, significou-a enquanto membrana que respira ausência e transpira desejo de corporiedade, de constituir-se em memória presente.

A inauguração é parte integrante de diversas ações realizadas ao longo do mês em celebração ao Dia Mundial do Artista Ceramista, comemorado no sábado, dia 28 de maio.

A programação incluiu a Exposição “Cerâmica Circundante”, no ARTEspaço, com peças dos artistas Mara de Castro Tasca, Jerawat Jansawang, estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática e Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio de 2021 e Viviane Diehl, dispostas em diversos espaços do campus e ainda que ainda podem ser conhecidas pela comunidade.

Também, aconteceram sessões de vídeo nas aulas de artes, com a apresentação de Odradekianas, artistas de Santa Catarina, e um encontro virtual para conversar com a ceramista Rosana Bortolin.

E ainda, o pré-lançamento  dos postais didáticos de arte cerâmica contemporânea – MAIS AO SUL: um recorte da arte cerâmica no sul do Brasil, que é resultado do projeto de extensão Arte, Cerâmica e Cultura. Além disso, foram realizadas oficinas de cerâmica nas aulas de artes, para a primeira experiência dos estudantes com a modelagem da argila.

As ações são coordenadas pela educadorartista Viviane Diehl, professora de artes do campus, que destaca que “este é um marco importante no momento em que estamos implementando a Política de Arte e Cultura que foi construída no IFRS e, neste momento, estamos em processo de criação dos Núcleos de arte e Cultura nos campi. Os NACs são formados por uma equipe que vai desenvolver, acompanhar e qualificar as ações para promover o campo da Arte, e já contamos com um grupo de parceiros neste desafio que estão aqui conosco”.