Campus Feliz realiza semana de Moda e Meio Ambiente

Entre os dias 24 e 28 de abril de 2023 o Campus Feliz do IFRS realizou a Semana do Fashion Revolution, movimento que busca sensibilizar, por meio de ações educativas, a consciência ambiental e o impacto da indústria da moda no meio ambiente e para as pessoas.

As atividades desenvolvidas para a comunidade escolar foram pensadas a partir da participação da servidora Michele Rodrigues, juntamente com as discentes Julia Antonio, Emilly Estevo e Manuela Foscarini, do curso Técnico em Meio Ambiente, no movimento ativista do Fashion Revolution, que promove anualmente a Semana do Fashion Revolution.

As ações desenvolvidas foram:

Expondo a moda: afeto e Meio Ambiente (24 a 26 de abril): exposição realizada no campus e para acesso da comunidade interna e externa

Painel e roda de conversa “Consumo ético na moda: é possível?”, com Caroline Dupont, bacharela em Moda pela Feevale. A atividade foi realizada no dia 24, no auditório do campus e contou com a participação de estudantes e servidores.

Oficina “Quiz Circulando: meio ambiente e um mundo de reflexões”, realizada na tarde do dia 25 com a participação da comunidade externa e integrantes do Projeto Pescar. Já no dia 26, foi realizada com estudantes do ensino médio do campus, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo da oficina era sensibilizar os/as participantes sobre modos de consumo e o impacto no meio ambiente. Ainda, foi apresentado o trabalho de uma artesã e de uma ONG de Mulheres da região que trabalham com resíduos têxteis como forma de preservação do meio ambiente.

Para encerrar a semana, também foi feita uma visita na ONG Mulheres Construindo um Mundo Melhor de Alto Feliz. Na visita foi explicado como elas conduzem o trabalho e como se sentem felizes em contribuir com o meio ambiente ao evitar que tecidos e outros resíduos retornem para a natureza em forma de lixo.

Sobre o Fashion Revolution

É um movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. Existe para que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável para todos e todas. Atua por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.

O movimento ativista Fashion Revolution foi fundado após o desastre do Rana Plaza: em 24 de abril de 2013, o prédio da fábrica Rana Plaza em Bangladesh desabou em um acidente evitável. Mais de 1.100 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história.

A Fashion Revolution Week se tornou um manifesto em alusão pelas vidas perdidas e para que ninguém morra pela moda, refletindo e exigindo mudanças ainda necessárias em toda a indústria da moda global.