Ato solene inaugura prédios do IFRS Campus Feliz

A tarde desta segunda-feira, 19 de novembro, marcou mais um passo na expansão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na cidade de Feliz. A instituição realizou o ato solene de inauguração dos Blocos A e B, que abrigam nove salas de aula, biblioteca, laboratório, sala administrativa, área de convivência e banheiros.

O diretor do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, durante seu pronunciamento falou da trajetória do IFRS na cidade, salientando o comprometimento do instituto na oferta do ensino técnico e superior público e gratuito. Ele ressaltou ainda o trabalho dos servidores do IFRS, destacando que a inauguração de mais um prédio é o coroamento de tal dedicação: em 2011, o campus possuía uma infraestrutura de três blocos, sendo eles o Bloco E, o Bloco D e o Bloco C. Em 2015, foi possível construir o Bloco B, ampliá-lo em 2016, e mais recentemente, no início de 2018, conseguiu-se concluir as cinco salas de aula que compõem o Bloco A, que estão em pleno funcionamento desde o início deste ano letivo.

“Somos uma instituição jovem que já mostrou ao que veio, pois os IFs possuem os melhores índices nas avaliações externas de larga escala. Um exemplo disso é o próprio Campus Feliz, que dos cinco cursos superiores existentes, três já foram avaliados pelo INEP, sendo que, numa escala de 1 a 5, os cursos de Licenciatura em Química e o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas obtiveram conceito 4 e o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais obteve nota máxima, ou seja, um conceito 5”, reforçou o diretor geral.

Da mesma forma, o prefeito de Feliz, Albano José Kunrath destacou a importância da educação no município, que “em 2010 foi considerado a cidade mais alfabetizada do Brasil e o IFRS veio somar a isso, formando cidadãos e profissionais em cursos gratuitos e de qualidade”. O prefeito ainda ressaltou que entidades como o IFRS colaboram para o engrandecimento de Feliz e da região, uma vez que “o desenvolvimento de um estado e de um país, sem dúvida passa pela educação”.

Por fim, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, lembrou que os Institutos Federais, localizados em diversas cidades do país, estão comemorando 10 anos em dezembro de 2018, e que essa interiorização da educação possibilitou que cidades como Feliz hoje contem com uma instituição que oferece ensino gratuito, em seus diferentes níveis, com reconhecimento de qualidade, apontada pelas diversas avaliações já realizadas. Também destacou que o apoio das entidades e da comunidade local é importante, convidando-os a ter um olhar diferenciado à educação.

Na cerimônia de inauguração também estavam presentes os pró-reitores de Administração do IFRS, Tatiana Weber, de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, de Ensino, Lucas Coradini, de Extensão, Marlova Benedetti, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto, e os diretores gerais do IFRS Campus Canoas, Mariano Nicolao, do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé, do Campus Porto Alegre, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, além dos coordenadores do Campus Feliz, servidores docentes e técnicos administrativos e alunos da instituição.

Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

Sobre o IFRS Campus Feliz

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o IFRS, possui 17 campi, sendo um deles o Campus Feliz. A instituição está situada na região do Vale do Caí, cuja área composta por vinte municípios, com cerca de 220 mil habitantes.  O objetivo do IFRS Campus Feliz é ofertar educação pública, gratuita e de qualidade e, para isso, oferece diversos cursos à população, desde cursos de extensão, técnicos, de graduação a cursos de pós-graduação.

Desde a sua fundação em 2008, o IFRS Campus Feliz aumentou sua infraestrutura e, com isso, ampliou a oferta de cursos, chegando a ofertar cursos técnicos integrados, cursos de tecnologia, bacharelado, licenciaturas e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente, o IFRS Campus Feliz oferece mais de 800 matrículas e já formou mais de 300 estudantes.