Início do conteúdo

Atividades Pedagógicas Não Presenciais

Atividades Pedagógicas Não-Presenciais
Estudantes com inscrições homologadas e início do 2º ciclo

Os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFRS – Campus Feliz podem conferir a lista final de inscrições homologadas para a realização do 2º ciclo das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

As atividades retornam na segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021. Também podem ser consultados os horários dos encontros síncronos:


2º ciclo de APNPs: Confira a lista de estudantes com inscrições homologadas

Os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFRS – Campus Feliz podem conferir a lista de inscrições homologadas para a realização do 2º ciclo das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), vinculada ao Edital 16/2020Confira a lista de inscritos aqui

Os recursos em relação às inscrições, bem como aqueles que perderam o prazo de inscrição e que gostariam de se inscrever devem entrar em contato por e-mail ([email protected]) até às 12h do dia 15 de janeiro de 2021.

Além disso, estudantes com inscrições já homologadas podem se inscrever nos componentes curriculares no Moodle, na aba Ensino remoto – APNPs – 2° ciclo. As atividades retornam no dia 18 de janeiro.


Estudantes do Campus Feliz podem se inscrever para 2º ciclo

A partir de 18 de dezembro até dia 8 de janeiro de 2021, os estudantes matriculados nos cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação do IFRS Campus Feliz podem se inscrever para novo ciclo das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), ofertadas no Edital 16/2020.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/gJvdoRaFYH5Poetm8, até dia 8 de janeiro de 2021.

As ofertas de APNPs, conforme modalidade de curso, constam nos anexos I e II do Edital 16/2020. Também os horários podem ser consultados na página https://ifrs.edu.br/feliz/ensino/horario-de-aulas/. Leia a notícia aqui.


Estudantes poderão aumentar a carga horária no segundo ciclo de APNPs

Estudantes do IFRS que realizam as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e se enquadrarem nos critérios estabelecidos poderão optar por um aumento da carga horária no segundo ciclo de atividades, o qual será ofertado nos campi. Essa possibilidade foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição nesta terça-feira, 15 de dezembro, em reunião realizada por webconferência. O Consup votou favorável a inclusões no Regulamento das APNPs, publicado na Resolução 38/2020. Veja mais aqui.


Ensino Médio: Reunião com pais e responsáveis de estudantes sobre Atividades Não Presenciais

Os pais e responsáveis de estudantes matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS – Campus Feliz estão convidados a participar de nova reunião sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, que estão sendo ofertadas pela instituição aos alunos e que devem ter continuidade em novo ciclo. Os links para acesso serão enviados para os endereços de e-mail cadastrados pelos estudantes. Confira os dias e horários programados para cada curso:

  • Técnico em Informática – dia 15/12 (terça-feira), às 19 horas
  • Técnico em Química – dia 16/12 (quarta-feira), às 19 horas
  • Técnico em Meio Ambiente – dia 16/12 (quarta feira), às 20h30min.

Contato também pode ser feito com a Direção de Ensino ([email protected]) ou com a Coordenação de Ensino ([email protected]) do Campus Feliz.


Estudantes do IFRS avaliam APNPs

Os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do IFRS para avaliação das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) foram publicados no site do IFRS na quarta-feira, 11 de novembro de 2020. Eles podem ser encontrados na página do Observatório de Permanência e Êxito.


Estudante: como está sendo sua experiência com as APNPs?

Estudantes do IFRS – Campus Feliz são convidados a manifestar sua opinião a respeito das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) que estão sendo realizadas na instituição.

A pesquisa é coordenada pela Pró-reitoria de Ensino do IFRS, para saber mais sobre a satisfação dos estudantes com as APNPs. A partir da análise dos resultados, objetiva-se desenvolver estratégias e mecanismos que contribuam para que cada estudante possa concluir seus estudos com êxito.


Auxílio inclusão digital: publicado resultado do edital complementar

Foi publicado nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, o resultado do edital complementar de auxílio inclusão digital (Edital nº 44/2020).

O Edital tem o objetivo de possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs).


Nova oportunidade para estudantes solicitarem auxílio inclusão digital

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) inscritos nas atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) têm uma nova oportunidade para solicitar auxílio inclusão digital. Foi publicado na sexta-feira, 25 de setembro de 2020, um edital complementar (Edital nº 044/2020).

As inscrições estão abertas de 25 de setembro a 02 de outubro de 2020.


Mudanças no Google Meet para videoconferências

O IFRS é membro dos serviços G Suite for Education da Google. A partir de 30 de setembro, haverá limitações em relação ao uso atual nessa modalidade. Mesmo assim, acessando o Google Meet pelo e-mail institucional, os servidores encontram um conjunto de funcionalidades mais amplo do que usando o @gmail.com.

Veja mais: https://ifrs.edu.br/feliz/mudancas-no-google-meet-para-videoconferencias/


Auxílio inclusão digital: publicado detalhamento das modalidades

Cada aluno deverá observar a informação que consta ao lado do seu nome na lista e conferir as orientações a respeito da modalidade na qual foi selecionado (essas informações podem ser encontradas no início do documento).

Estudantes contemplados com chips e tablets: aguarde informações sobre como ocorrerá a entrega dos equipamentos.


Começam as Atividades Pedagógicas não Presenciais no IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começa nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que se inscreveram para participar.


Dicas para estudar de forma não presencial

Para ajudar os alunos do IFRS a aproveitarem da melhor forma o período de #EstudaEmCasaIFRS, com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), destacamos algumas dicas do Guia das APNPs para Estudantes do IFRS. Confira: https://ifrs.edu.br/feliz/dicas-para-estudar-de-forma-nao-presencial/


Confira a lista de estudantes com inscrições homologadas

Os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFRS – Campus Feliz podem conferir a lista de inscrições homologadas para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), vinculada ao Edital 14/2020.

Lembrando que os recursos somente serão apreciados se submetidos à Direção/Coordenação de Ensino (cursos técnicos e graduação) ou à Direção/Coordenação de Pesquisa (cursos de pós-graduação) do Campus Feliz, mediante manifestação formal e fundamentada até às 12h do dia 16 de setembro.


APNPs: Mestrado de Tecnologia e Engenharia de Materiais também tem inscrições abertas

Até dia 10 de setembro, os estudantes matriculados no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais podem se inscrever para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) ofertadas no Edital.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/sT8MMJf7aCZ8o1UJ8, até 10 de setembro.

Os componentes curriculares ofertados através de APNPs estão listados no Anexo I e os horários das aulas síncronas podem ser consultados na página do PPGTEM (ppgtem.ifrs.edu.br).


Estudantes do Campus Feliz podem se inscrever para as APNPs

Até dia 9 de setembro, os estudantes matriculados nos cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação podem se inscrever para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) ofertadas no Edital 14/2020 do IFRS Campus Feliz.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/n8pv7HLSzQiyMHXD6, até dia 9 de setembro.

As ofertas de APNPs, conforme modalidade de curso, constam nos anexos I e II do Edital 14/2020.


Auxílio Inclusão Digital para estudantes sem acesso à internet ou equipamentos

Estudantes que necessitam de auxílio para acompanhar as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) e que não possuam acesso à internet e/ou equipamentos necessários às aulas online podem solicitar auxílio. O Auxílio Inclusão Digital prevê duas modalidades de apoio ao estudante: acesso à internet e acesso a equipamento.

Leia  o Edital 42/2020/IFRS e faça a inscrição via formulário eletrônico

Cronograma:

04/09 | Publicação do Edital e início das inscrições
11/09 | Fim das inscrições
14/09 | Publicação do resultado
08/12 | Abertura do período para prestação de contas (até 15/12)


» Guia das Atividades Pedagógicas Não Presenciais para estudantes

Resolução Nº 38/2020/Consup regulamenta as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS. O documento é resultado de um esforço conjunto de pelo menos dois meses nos quais, após três prorrogações de prazo da quarentena diante da pandemia Covid-19, o Conselho Superior (Consup) acionou grupos de trabalho. Servidores dos 17 campi e da Reitoria se debruçaram em um exaustivo processo de composição, votação e avaliação de destaques aditivos ou supressivos. A apreciação da minuta se encerrou na reunião do órgão máximo da instituição no dia 21 de agosto.

Acesse o GUIA DO ESTUDANTE PARA AS APNPs


Servidores do IFRS: o repositório com conteúdos para auxiliar no planejamento e na oferta das atividades pedagógicas não presenciais, organizado pela Pró-reitoria de Ensino, pode ser acessado no banner abaixo.

Repositório das atividades pedagógicas não presenciais

Fim do conteúdo