Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. O NAPNE atua como facilitador e disseminador de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.
São algumas competências dos NAPNE:
- Implantar estratégias de inclusão, permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (PNEEs);
- Articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades;
- Buscar parcerias com entidades de atendimento de PNEEs;
- Incentivar e/ou realizar pesquisa e inovação no que tange à inclusão de PNEEs;
- Promover quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais nos campi.
Integrantes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
- Andrea Jessica Borges Monzón (profa. servidora)
- Bárbara Brito Sponga (discente – estagiária do NAPNE)
- Diolinda Franciele Winterhalter (pedagoga);
- Maria Fatima Menegazzo Nicodem (docente);
- Natália Branchi de Oliveira (Apoio Escolar).
- Priscila Zanetti dos Santos Rambo (psicopedagoga contratada)
- Sigrid Régia Huve (tecnóloga em processos gerenciais);
Sala para acolhimento: B11
Contato: [email protected]
- Resolução Consup nº 020/2014 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
- Portaria 126/2022
- Regulamento
- Identidade visual dos NAPNEs do IFRS para download em formato ZIP
(acesse o acervo virtual do CTA IFRS no)