Início do conteúdo

Estudantes recebem destaque no 9º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS


Estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus Feliz obtiveram reconhecimento por seus trabalhos apresentados no 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro no Campus Bento Gonçalves e reuniu cerca de 1400 estudantes e servidores dos 17 campi.

São trabalhos apresentados no 13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 12º Seminário de Extensão (Semex), 11º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 9º Seminário de Pós-graduação, Sessão de Indissociabilidade, Mostra de Inovação e Tecnologias. Confira a relação:

12º SEMEX:

  • O IFRS Campus Feliz é teu – estudante Kayane da Silva dos Santos (Técnico em Química), orientada por Sigrid Régia Huve (área Comunicação).
  • Processos gerenciais e estratégia nas organizações – estudante Evandro Luiz Ruschel (Tecnologia em Processos Gerenciais), orientado por Carin Maribel Koetz (área Tecnologia e Produção)

13º SICT:

  • Carolina Maria de Jesus e jovens estudantes do século XXI: o diário como porta de acesso às subjetividades – estudante Elisângela Xavier Martiny (Licenciatura em Letras), orientada por Izandra Alves (área Linguística, Letras e Artes)
  • Desigualdade de gênero na área de tecnologia: fatores que contribuem para a evasão de alunas em cursos de Informática – estudante Sophia Bohn Freiberger (Técnico em Meio Ambiente), orientada por Vanessa Petró (área Ciências Humanas)
  • Avaliação da influência de diferentes matrizes sobre o sinal analítico de emissão em diferentes elementos em um espectrômetro de emissão atômica por chama construído a baixo custo – estudante Lívia Ströeher (Técnico em Química), orientada por Francisco Cunha da Rosa (área Ciências Exatas e da Terra)
  • Formação docente e inovação: um estudo das reverberações do processo formativo dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e Química do IFRS – Campus Feliz (2018-2023) na construção de práticas educativas inovadoras – estudante Alana Auler Binsfeld (Licenciatura em Química), orientada por Andréia Veridiana Antich (área Ciências Humanas)

Sessão de Indissociabilidade:

  • Transformando resíduos em recursos: Desenvolvimento de louças cerâmicas com cinza da casca de arroz e vidro reciclado como alternativa à extração mineral – estudante Victoria Zimmer Gomes (Técnico em Administração), orientada por Cínthia Gabriely Zimmer (área Engenharias).

11º SEMEPT:

  • Formando consciências: a educação na construção de um futuro sustentável – estudante Natália Borges Lopes (Engenharia Química), orientada por Cínthia Gabriely Zimmer (área Ciências Exatas e da Terra)
  • Reels e pertencimento: uma estratégia de permanência e êxito – estudante Rafaela Proença Ritter (Técnico em Química), orientada por Michele Mendonça Rodrigues (área Ciências Humanas).

Ao todo, foram mais de 30 trabalhos apresentados por estudantes do Campus Feliz no evento. Alguns alunos participaram do evento pela primeira vez, outros já agregam mais participações no currículo. Entre as novatas, a aluna Lara Bohn, do 2º ano do técnico em administração, avalia o evento como uma excelente experiência. “É um momento de trocas incríveis, onde pude compartilhar minhas experiências, relatar as ações extensionistas do núcleo e ouvir histórias de colegas de outros campi”, fala a aluna.

A estudante Kayane da Silva dos Santos, do 3º ano do técnico em química, participou do evento pela segunda vez. Ela fala que “participar do salão, agora em outro projeto e com outras experiências, só me fez constatar como o nosso IFRS possui riqueza em sua diversidade e excelência em suas ações. Foi maravilhoso escutar diferentes temáticas e apresentações, assim como representar o nosso campus em minhas apresentações”. A aluna também foi destaque no evento, onde participou na sessão oral e também na exposição de pôster. “Ter recebido dois destaques esse ano, um em cada modalidade em que apresentei, é uma grande felicidade. Espero poder fazer parte desse evento no próximo ano e desejo que mais estudantes tenham essa experiência agregadora em suas vidas”, finaliza Kayane.

 

Fim do conteúdo