Estudantes podem participar do concurso de fotografia Habilidades em Ação da Unesco

O prazo de envio das fotografias é até 31 de agosto de 2024. O concurso foi lançado como parte das comemorações do dia mundial das habilidades dos jovens, celebrado em 15 de julho.

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar do concurso de fotografia “Habilidades em Ação”, da Unesco-Unevoc. Este ano, o tema escolhido foi “TVET (sigla para Ensino e Formação Técnica e Profissional) para um futuro justo e sustentável para todos”.

O concurso foi lançado como parte das comemorações do dia mundial das habilidades dos jovens, celebrado em 15 de julho. Os interessados precisam encaminhar seus dados de identificação e informações sobre a fotografia por meio de um formulário, disponível no site (em inglês), para o e-mail [email protected]. As fotos devem ser enviadas até 31 de agosto de 2024.

Sobre o material fotográfico

As imagens devem destacar aspectos inovadores da educação e treinamento técnico e profissional. De acordo com as regras do concurso, as inscrições devem ter um (ou mais) dos pontos como direcionamento:

• Aprendizagem ao longo da vida: como pessoas de todas as idades continuam adquirindo habilidades por meio do aprendizado formal, não formal ou informal;
  • Equidade e inclusão: que o aprendizado de habilidades é para todos, independentemente de gênero, etnia, nacionalidade e status social;
  • Transformação verde e digital: a digitalização de habilidades e/ou tecnologias ou processos eficientes em recursos que reduzem o desperdício e minimizam o impacto ambiental da ação humana;
  • Inteligência Artificial (IA): como o poder da inteligência artificial é aproveitado para promover a eficiência da educação e do treinamento. Essas também podem ser fotos que destacam a importância de ter habilidades de IA para impulsionar a eficiência de sua profissão vocacional;
  • Inovação e excelência: a adoção de princípios, processos e habilidades inovadoras;
  • Orientação profissional: os serviços que ajudam pessoas de qualquer idade a administrar suas carreiras e a fazer escolhas educacionais e ocupacionais que sejam significativas para elas;
  • Educação para a cidadania global: habilidades e conhecimentos que ajudam a construir sociedades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas e seguras.

Mais informações no site do concurso

Premiação

Os vencedores receberão prêmios em dinheiro. O primeiro lugar, aproximadamente R$ 4.229,00 (750 USD), o segundo R$ 2.819,00 (500 USD) e o terceiro R$ 1.973,00 (350 USD). Além disso, os finalistas vão ganhar certificados de participação e suas inscrições serão apresentadas no site da Unesco-Unevoc.

Centro Unevoc

O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dedicado ao desenvolvimento da educação técnica e profissional.

Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, o Unevoc promove encontros regionais para discutir desafios comuns, compartilhar boas práticas e propor iniciativas para fortalecer a educação técnica e profissional.

Desde 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é um centro Unesco-Unevoc, sendo um dos três brasileiros e um dos escritórios mais ativos na América Latina.

Matéria do Conif editada pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS