Estudante do PPGTEM realiza atividade em escola de Bom Princípio

A estudante Natália Vogel, aluna do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS apresentou relato da sua pesquisa a alunos dos 5° e 6° anos da EEEF Santa Terezinha do Forromeco, em Bom Princípio.

Momentos como esse, além de possibilitar a interação e a troca de conhecimentos de estudantes da pós-graduação com alunos do ensino fundamental, também são uma forma de despertar o interesse pela ciência e tecnologia desde cedo.

Natália, que também é egressa do curso de Engenharia Química do Campus Feliz, conta que “a iniciativa se deu a partir da semelhança entre os estudos sobre os microplásticos. Os alunos do 6° ano da escola desenvolveram um projeto para refletir e reduzir a geração dos microplásticos e, com isso, a professora Adriana Weber, responsável pelo projeto, me contatou para falar com os alunos a respeito do filtro produzido para reter microplásticos, desenvolvido no Mestrado em Engenharia de Materiais do IFRS, juntamente com o professor orientador André Zimmer e coorientador Matheus Felipe Pedrotti”.

Alunos atentos durante a explicação

Durante a sua fala aos alunos, Natália fez uma breve apresentação sobre o Campus Feliz e o laboratório de materiais, que é utilizado para a realização do experimento. Em seguida, falou também sobre a pesquisa de mestrado e da escolha do assunto “Microplásticos”, as matérias-primas utilizadas, explicando brevemente como o filtro cerâmico doméstico foi desenvolvido e sua influência na retenção de microplásticos presentes em água.

“Finalizamos com uma troca de curiosidades sobre o microplásticos, além das experiências vividas pelos alunos durante o projeto”, comenta a estudante.