Palestra discute a relação entre a formação profissional e a saúde mental

Discutir a organização, o manejo do estresse e a promoção de saúde mental na vida escolar/acadêmica. Esse foi o principal objetivo da palestra “Formação Profissional e Saúde Mental: estratégias de fortalecimento”, realizada na noite de quarta-feira, 29 de agosto, no Centro Cultural de Feliz.

Durante a fala do palestrante, o psiquiatra e professor da UFSM, Vitor Calegaro, diversas situações vividas diariamente pelos estudantes ilustraram as informações e dados sobre pesquisas relacionadas ao estresse e adoecimento mental no ambiente acadêmico. Angústia, insônia, tristeza, alteração de apetite, cansaço, dor de cabeça, falta de concentração são alguns sintomas resultantes de diferentes níveis de estresse a que estamos submetidos diariamente.

“Temos várias formas positivas de cultivar uma boa saúde mental e enfrentar o estresse: cuidar da qualidade do sono, exercícios, procurar relaxar, meditar, respirar, procurar se alimentar de forma saudável, valorizar as pessoas e os momentos importantes da vida e procurar ajuda quando não se sentir bem”, recomendou o psiquiatra.

Ao final da palestra, diversos alunos e professores trouxeram questionamentos acerca de situações de adoecimento e risco psíquico, aprofundando as discussões sobre a saúde mental.

Na avaliação do estudante de Licenciatura em Letras Português/Inglês, Dimas Rodrigues Dutra, a palestra foi de grande valia para os alunos. “A gente via em palestras que tinham algumas pesquisas que tem mais a ver com professores lá do doutorado do que com os alunos das licenciaturas, que estão recém começando, aí ficava o assunto meio vago. Mas esse evento em si foi muito importante para a gente ter conhecimento de como agir, do que está acontecendo com a gente e até identificar os sintomas que hoje a vida muito corrida traz para nós”.

Mais cedo, durante a tarde, uma roda de conversa com servidores do campus também possibilitou um momento de aprendizagem e de discussão de estratégias de fortalecimento junto ao profissional.

A programação constituiu-se como parte das ações universais, voltadas a todos os estudantes do Campus Feliz, previstas na Política de Assistência Estudantil do IFRS.