Mostra Júnior: aproximação entre o IFRS e ensino básico da região

Na quinta-feira (17) aconteceu, no Campus Feliz do IFRS, a 4ª edição da Mostra Júnior. O evento foi marcado pela exposição e apresentação de trabalhos e cerimônia de premiação. A Mostra Júnior acontece desde 2018 – com um período de pausa em 2020 devido a pandemia – e visa oferecer à comunidade estudantil de educação infantil e ensino fundamental, estudantes e professores, uma aproximação com o IFRS.

Os 46 trabalhos apresentados estavam divididos em quatro categorias: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e ensino fundamental EJA. A participação no evento se deu a partir do credenciamento dos trabalhos pelas feiras realizadas pelas secretarias e redes de educação de 12 municípios da região.

Para as estudantes Bétani Martini Heidrich e Pietra Agnes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “12 de maio”, de Bom Princípio, participar do evento “Foi incrível!! Fomos muito bem recebidas e acolhidas. Foi muito construtivo. Aprendemos muito com diversas dicas que nos foram dadas, além de termos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas”. As alunas apresentaram o projeto “Oceanos de tristeza”, um dos destaques da Mostra Júnior. “Só temos a agradecer pela oportunidade, pela gentileza, pela organização! Este momento ficará guardado em nossos corações”, finalizam.

Os temas dos trabalhos foram diversos: desde temáticas ambientais ou que usavam de tecnologia até história, linguagens ou inclusão social.

A professora Aline Joseane de Paula Werner, que trabalha na Escola Municipal Beato Roque, de Pareci Novo, e foi orientadora de trabalhos em duas categorias, fala que “trabalhar com educação exige comprometimento, pesquisa, conhecimento, profissionalismo e amor. Tem dias que podemos comprovar isso tudo e hoje foi um desses dias. Ver meus alunos participando da Mostra Júnior com afinco, demonstrando todo o aprendizado com seus projetos de pesquisa é imensamente gratificante. Sair vencedor em uma categoria, o orgulho e gratidão aumenta”. A professora, além de parabenizar seus alunos, acrescenta que “as trocas de vivências entre as crianças e demais professores orientadores gera uma aprendizagem significativa. Muito feliz em participar pelo segundo ano consecutivo da Mostra Júnior”.

Os pequenos cientistas, além de compartilhar todo seu conhecimento, também puderam participar de oficinas de dança e contação de histórias e aproveitar os espaços do campus. Pela tarde, foi feita a entrega dos troféus de destaques do evento.

Trabalhos em destaque categoria Educação Infantil

1º lugar: Chuva Chove: desvendando esse mistério da natureza!

Isadora Maciel dos Santos, Rebeca Vitória Raimundo Pio, Vitória de Oliveira, Viviane Cristina Kaeffer, Joelma Rodrigues. Escola Municipal General David Canabarro, São Sebastião do Caí.

2º lugar: Animais Marinhos: A curiosidade que vem do Fundo do Mar

Antônio Ritter Sasset, Benjamin Picoloto Pasini, Pedro Onzi Boakoski, Antonia Quaranta da Silva e Gabriela Gregoletto. Escola Infantil Companhia do Carinho, Caxias do Sul.

Trabalhos em destaque categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais

1º lugar: Por que a Mariana fala diferente?

Mariana Isabella, Miguel Rocha Machado, Vicente Henrique Stoll Faleiro, Adriana Loureiro. Escola Municipal São José, São Sebastião do Caí.

2º lugar: Preço final da gasolina: da retirada do petróleo até o posto de combustível

Gabriela Kunrath, Ketlyn Cristina Bach, Graciele Andreia Wolfart. Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, São José do Hortêncio.

Trabalhos em destaque categoria Ensino Fundamental – Anos Finais

1º lugar: Oceanos de tristeza

Bétani Martini Heidrich, Pietra Agnes Dike, Giovana Ströher, Maristela Hanauer, Patrícia Bennemann Winter. Escola Municipal de Ensino Fundamental “12 de maio”, Bom

Princípio.