Início do conteúdo

2º Hackathon do IFRS provoca ações com o tema Agricultura e sustentabilidade


Equipe The Last Dance, vencedora da competição

De 11 a 16 de agosto aconteceram no IFRS Campus Feliz a 3ª Semana da Informática e a Jornada Acadêmica do Curso de Análise Desenvolvimento de Sistemas, que contaram com a participação de estudantes dos cursos técnico e superior em oficinas, palestras e visitas técnicas.

O destaque principal da programação foi a realização do 2º Hackathon do Campus Feliz, que teve como objetivo desafiar os 35 alunos participantes, divididos em sete equipes, a desenvolver protótipos e sistemas aplicáveis em uma área temática durante horas: das 20h da sexta, dia 15, até às 12h do sábado, 16 de agosto.

O tema deste ano foi “Agricultura e sustentabilidade”, e após a sua divulgação, as sete equipes se reuniram isoladamente para formular propostas e construir protótipos de software para resolver problemas reais e relevantes na área temática. Uma vez esgotado o tempo da competição, os trabalhos foram avaliados por duas comissões: uma técnica e outra temática. Fizeram parte da comissão técnica os professores Moser Silva Fagundes, Tiago Cinto e Vinicius Ferreira Hartmann, e fizeram parte da comissão temática Carlos Boeni (Madesa), Luciana Zimmer (Apollus), Leonardo Gobatto (UFRGS) e Jonatan Christ (Assertec). A divulgação dos resultados aconteceram na tarde de sábado.

A equipe vencedora foi The Last Dance, composta pelos alunos João Victor Carlotto, Edison Fernandes Benites, Eduardo Felipe Back Chassot, Harrison Guinter Z. Dietze e Andrius Nunes Zimmer. A equipe buscou desenvolver uma solução voltada para as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), com foco em ampliar o acesso a informações sobre o assunto de forma prática e inovadora. Criamos uma aplicação web voltada ao mobile, integrada a um banco de dados baseado em fontes como a Base de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) da UFSC, que reúne informações botânicas e nutricionais de diversas PANCs. A solução conta também com duas integrações de inteligência artificial: Um chat capaz de responder perguntas baseadas nos dados disponíveis sobre cada planta; Um classificador de imagens, em que o usuário envia uma foto de uma planta e recebe a indicação se ela é ou não uma PANC, com acesso imediato à sua ficha de informações.

Estudantes da Quatrocentos e Quatro ficaram com o segundo lugar

De acordo com o estudante João Victor Carlotto, o nome do time, The Last Dance, “surgiu da possibilidade de ser nossa última participação juntos. Por isso, alcançar o primeiro lugar foi especialmente marcante, mostrando que essa “última dança” foi realmente um sucesso. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento e, principalmente, com o feedback recebido.”

Em segundo lugar ficou a equipe Quatrocentos e Quatro, composta pelos alunos Kauã da Cruz Klassmann, Gustavo Roloff Gebhardt, Amanda Haubert Pagliarin, Marco Antônio Vaz Hartz e Lucas Flach Kunrath. O sistema criado pela equipe, chamado Agrow, tinha o objetivo fornecer aos agricultores uma plataforma inteligente para identificar as culturas (tipos de plantas cultivadas para consumo, venda ou uso industrial) mais adequadas a cada tipo de solo, clima e localização.

“Nosso time criou e treinou a própria IA, para fazer essa verificação, conforme dados extraídos de APIs de projeções climáticas. Pra mim, foi uma experiência muito positiva, adorei trabalhar com o meu grupo e aprendi muito também”, conta a estudante Amanda Haubert Pagliarin, do 4º ano do técnico em informática.

Em terceiro lugar, ficou a equipe CodaFofo2.0 composta pelos alunos Rodolfo Schirmer Freitas, Samuel Schneider Brustolin, Rafael Scholz Griebler, Róger Dias Lenhart e Douglas Winter.

Esteve também presente Pedro Cini, CEO da Madesa, empresa que apoia o evento desde a sua primeira edição e proporcionou à equipe vencedora a participação no South Summit 2026, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina que ocorre em Porto Alegre.

Ao final, também teve a integração entre as equipes participantes e organização

Fim do conteúdo