Web Rádio Hélio Pomorski promove educação musical e relação com profissionais das rádios comunitárias do Alto Uruguai

Durante o ano de 2023, o projeto de extensão “Web Rádio Hélio Pomorski do IFRS – Campus Erechim: interligando profissionais das rádios comunitárias da Região do Alto Uruguai”, coordenado pelo professor Miguelângelo Corteze, estimulou estudantes à criação de conteúdos radiofônicos, ao contato com emissoras comunitárias da região e à produção musical dentro do campus. De acordo com o coordenador,  as atividades foram realizadas através da troca de conteúdos e materiais, aproximando a relação de estudantes com as rádios comunitárias e envolveram o planejamento de produção de conteúdos próprios para implantação, montagem, início das gravações e edições da web rádio.

O projeto utilizou aplicações gratuitas na criação e gerenciamento digital para o desenvolvimento, a edição e publicação de conteúdos através de um par de computadores e de headsets, além da realização de oficinas semanais para incentivar a música. As oficinas foram realizadas com quatro violões, uma guitarra, um teclado e um carron. Para editar, foram empregados programas como o Audacity, e as gravações ocorreram em um estúdio acusticamente preparado. As produções estão disponíveis em várias plataformas de reprodução de áudio/vídeo, como Youtube, Spotify, Instagram, TikTok, Facebook e Blogger.

Foram publicadas mais de 15 transmissões ao vivo da 8ª edição dos Jogos do IFRS e seis publicações de podcasts: Entrevista com o Grêmio e Diretório Central de Estudantes (DCE) do campus, conversa sobre a visita ao Arquivo Histórico de Erechim, ensaio aberto da Orquestra de Erechim, relatos sobre o 8° Jogos do IFRS, “Respira fundo: um podcast sobre ansiedade” e “Extensão em diálogo com a PROEX”. Além disso, o projeto assumiu a responsabilidade da 2ª Mostra Cultural do V Workshop de Ações Afirmativas Inclusivas e Diversidade, que ocorreu em setembro de 2023.