Início do conteúdo

Visita Virtual Guiada ao Museo de la Memoria y los Derechos Humanos


O Projeto de Extensão Pluralidade, Mundo e Política do IFRS campus Erechim realizou uma visita virtual guiada ao Museo de la Memoria y los Derechos Humanos de Santiago no Chile, no dia 30 de julho de 2021. A atividade formativa contou com a participação de 60 inscritos, por plataforma de conferência, numa atividade de conhecimento e reflexão sobre as violações dos direitos humanos na perspectiva educativa de que não voltem a acontecer. As visitas virtuais guiadas são uma iniciativa recente do Museo de la Memoria, e decorrem da necessidade de dar continuidade às ações educativas mesmo em um período de isolamento social.

Na sua página na Internet (https://web.museodelamemoria.cl/) o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos é apresentado como “es un espacio destinado a dar visibilidad a las violaciones a los derechos humanos cometidas por el Estado de Chile entre 1973 y 1990; a dignificar a las víctimas y a sus familias; y a estimular la reflexión y el debate sobre la importancia del respeto y la tolerancia, para que estos hechos nunca más se repitan”.

Segundo o coordenador do projeto, professor Giovane Rodrigues Jardim, “a visita possibilitou uma experiência formativa, dialogada, de conhecer as similitudes entre os processos ditatoriais no Cone Sul, bem como das atuais lutas por reparação. Os museus de memória se constituem como políticas públicas de reparação simbólica, de reconhecimento das violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado, e assim, contribuem com a necessária reconstrução da memória não apenas sobre os acontecimentos do passado, mas principalmente sobre o presente”.

Quem tiver interesse na visita virtual guiada pode fazer contato com o Projeto Pluralidade, Mundo e Política pelo e-mail [email protected], ou diretamente com o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos acessando: https://web.museodelamemoria.cl/visitas-guiadas/  

Também é possivel assistir a gravação da atividade realizada no dia 30 de julho, no canal Pluralidade, Mundo e Política no YouTube, acessando em: https://youtu.be/1vqj_1SM-bM 

Fim do conteúdo