Visita Técnica à Natura Cosméticos e ao Muffato Go: uma experiência prática sobre sustentabilidade e inteligência artificial

Na última sexta-feira (12/05/23) e sábado (13/05/23), estudantes e professores dos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnologia em Marketing, Técnico em Logística e da Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios do IFRS – Campus Erechim realizaram visita técnica na sede da Natura Cosmético S/A, em Cajamar/SP e no Supermercado Muffato Go, em Curitiba/PR, empreendimento operado por inteligência artificial (IA) e visão computacional.

A visita técnica objetivou proporcionar aos acadêmicos o aprimoramento dos aspectos teóricos e suas interações no cotidiano organizacional, especialmente, em relação as abordagens que contemplam estratégias de produção, dinâmicas logísticas, desenvolvimento sustentável e inovações tecnológica na operação do varejo.

Durante a visita à sede da Natura Cosmético S/A, os estudantes receberam explanação sobre a atuação da empresa (nacional/internacional), bem como sua cadeia de valor e seus processos de criação (produto/design/embalagens).

Também, foi possível conhecer a “Casa de Perfumaria do Brasil”, formada por 4 ambientes interativos, que objetivam melhorar a experiência do consumidor: a) Jardim Aromático, com mais de 50 espécies do Brasil e do mundo (em grande parte nativas da biodiversidade amazônica e que são cultivadas ou manejadas por comunidades locais), que convivem sob condições rigorosamente controladas de temperatura e umidade; b) Jardim de Frasco, uma instalação de arte (obra “Eusencia, criada pela designer Nicole Tomazi, com 1.500 frascos de fragrâncias), que faz referência ao cuidado ambiental da empresa, pioneira na adoção da sustentabilidade na perfumaria; c) Sala Multisensorial, um espaço que envolve um misto de laboratório de alquimia, biblioteca de cheiros e mostra interativa e audiovisual; e d) Sala Alquimia, com projeções de alta tecnologia em telões panorâmicos que exibem o contexto da criação de perfumes (desde as comunidades amazônicas, origem dos ingredientes, até a concepção artística das fragrâncias por Verônica Kato, em cocriação com outros renomados perfumistas do mundo todo), bem como o contato a perfumaria por meio de uma enorme mesa no formato orgânico, contendo amostras dos mais diversos ingredientes, óleos essenciais e respectivas fragrâncias da empresa e, ainda, o moderno laboratório da perfumaria Natura.

Na sequência, a visita foi conduzida pelo parque industrial da empresa, passando pelas três fábricas: Bacia do Rio São Francisco – óleos e perfumes; Bacia Rio Amazonas – cremes e óleos; e Bacia do Rio da Prata – maquiagem e bisnagas. Ainda, os participantes conheceram o novo centro de inovação, armazém vertical e a exposição Rede de Afeto”. Durante a visita os participantes puderam esclarecer dúvidas em relação a prática apresentada nos diferentes processos produtivos, nas estratégicas logísticas da empresa, bem como, estabelecer relações com alguns conceitos debatidos em aula.

Na visita ao Muffato Go, além da explicação sobre a operação prática do empreendimento, que abrange uma engenharia tecnológica, incluindo câmeras, sensores e algoritmos de inteligência artificial, com soluções de varejo totalmente autônoma para gestão e controle gerencial (na disponibilização de produtos, na definição do sortimento, nos pagamentos, na formação de preços, nas promoções praticadas, entre outras ações), todos os participantes puderam experienciar na prática, os avanços da atuação supermercadista totalmente autônoma.

No final da visita técnica, ainda em Curitiba/PR, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico, um dos maiores cartões postais da cidade. Sua principal atração, a
estufa de 458 m2, inspirada na arquitetura europeia, abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica, que cobre a Serra do Mar e a planície litorânea do Paraná. A paisagem também impressiona pelos jardins ao estilo francês, em canteiros geométricos.

Os docentes que acompanharam os acadêmicos nesta visita foram: Denise de Oliveira, Silvana S. Gollo, Keila C. Rosa, Natália Pavanelo Pivetta, Marcos Antônio Cezne, Arnaldo Moscato dos Santos, Ernani Gottardo e Marcos Antonio de Oliveira.