Início do conteúdo

Trabalho de pesquisa do Campus Erechim é premiado em evento Internacional


O trabalho “Dificuldades de aprendizagem no ensino superior: um estudo sobre as percepções de estudantes de uma instituição pública”, que apresenta parte dos resultados parciais de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Erechim, recebeu o Prêmio Bolsa de Incentivo a Pesquisa – Categoria Jovens Pesquisadores, durante o Congress on Brain, Behavior and Emotions 2020, congresso internacional da área de neurociências, que inclui temas de interesse da neurologia, psiquiatria, psicologia, geriatria e outras áreas afins. A participação no evento contou com o apoio do IFRS – Campus Erechim, por meio do Edital  nº 10, de 31 de julho de 2020 – Apoio aos discentes do IFRS –  Campus Erechim em Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos no Âmbito da Pesquisa e Inovação, que possibilitou a participação da estudante e bolsista do projeto Ana Paula Cervinski.

O trabalho apresentado é parte do projeto de pesquisa “Trajetórias de aprendizagem: um estudo com os graduandos do IFRS – Campus Erechim”, coordenado pela psicóloga Fernanda Zatti com a colaboração da técnica em assuntos educacionais Juliana Carla Girotto, dos bolsistas Ana Paula Cervinski e Luan Rossetto e do parceiro externo Carlos Alexandre Campos.  A pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de aprendizagem dos estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, buscando obter subsídios que contribuam com uma maior adequação do processo educacional e com a criação de estratégias de intervenção que auxiliem na superação das dificuldades encontradas. Para tanto, seus objetivos específicos se concebem na perspectiva de:  i) Descrever características sociodemográficas e acadêmicas dos participantes;  ii) Identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos participantes;  ii) Verificar se existem diferenças nas estratégias de aprendizagem utilizadas em função de variáveis sociodemográficas e acadêmicas;  iv) Caracterizar as vivências acadêmicas dos estudantes nas dimensões pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional;  v) Verificar possíveis associações entre as estratégias de aprendizagem utilizadas e as vivências acadêmicas;  vi) Identificar se há diferenças nos níveis de qualidade das vivências acadêmicas em função das variáveis sociodemográficas e acadêmicas;  vii) Descrever aspectos relacionados às trajetórias educacionais anteriores ao ingresso no curso superior;  viii) Conhecer as percepções dos estudantes sobre suas experiências no curso superior;  ix) Elaborar material educativo com orientações sobre vivências acadêmicas e estratégias de aprendizagem.

O projeto encontra-se em fase final, com a conclusão da análise dos dados e elaboração de material educativo com orientações sobre vivências acadêmicas e estratégias de aprendizagem, que será distribuído em versão impressa e digital à comunidade acadêmica. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

 

Fim do conteúdo