[Shell Eco-marathon] Movimentado primeiro dia de montagens

O cansaço da viagem de mais de um dia na estrada não estragou o sonho das equipes do IFRS em fazer bonito na competição de eficiência energética Shell Eco-Marathon 2019. Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, o grupo levou na bagagem mais do que os protótipos e ferramentas para a capital carioca: com as mochilas e materiais, a certeza de que o empenho dos times nos campi em ter pesquisado e montado o veículo durante o ano vai valer a pena.

Primeiro dia

Neste primeiro dia de Shell Eco-Marathon, as equipes dos campi do IFRS de Erechim, Farroupilha e Rio Grande fizeram check-in, descarregaram todos os seus materiais, receberam orientações de segurança e foram encaminhados aos seus paddocks, os boxes. Lá, desembrulharam peças, rodas, motores, carenagens e muitas ferramentas. O dia foi de montagem dos protótipos de eficiência energética. Amanhã, terça-feira, os veículos passam por inspeção e, possivelmente, iniciam os primeiros testes na pista.

Em solo carioca, o estudante Vinicius Fontoura, do 1° ano do Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, percebeu as diferenças de temperatura em relação à sua cidade, Rio Grande, preocupou-se com o peso do veículo, analisou as curvas da pista e reestudou o que foi montado no protótipo pela equipe. “Estamos evoluindo devagarinho. A categoria (veículo movido a bateria) é muito competitiva. A gente vai ir bem, acredito. Está sendo massa! Eu que sou do primeiro ano, não esperava participar de algo assim e ver o carro que ajudei fazer! Muita gente que já se formou não teve essa oportunidade. É algo único”, declara o estudante que já planeja um chassi novo com a equipe, para 2020, e como deixar o veículo mais leve. “Todos ajudam todos. O professor Serguei (coordenador da equipe IFEco, de Rio Grande) ensina muito sobre pró-atividade na equipe e todos auxiliam em todas funções”, finaliza.

Shell Eco-Marathon 2019

Mais de 500 pessoas, na maioria estudantes, divididas em 37 equipes, participam da etapa latina da maior competição de eficiência energética no mundo, que ocorre nos Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. Além da maioria de brasileiros, esta edição conta com um grupo da Argentina e um do Equador.

As equipes do IFRS somam 30 estudantes e cinco servidores que participam nas três categorias distintas de protótipos: a Drop Team (Erechim) – gasolina, a Lanceiros Negros (Farroupilha) – etanol e a IFeco (Rio Grande) – bateria elétrica.

Texto e fotos: Nícholas Fonseca