Servidores e estudantes podem sugerir ações para o IFRS alcançar objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos do IFRS para o período 2019-2023 já estão definidos. São 17 objetivos, organizados conforme quatro grandes temas: indissociabilidade e verticalização; formação cidadã; reconhecimento e excelência acadêmica; e sustentabilidade. Eles formam o mapa estratégico que embasará a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os objetivos foram construídos no evento realizado no Campus Farroupilha. Neste evento, estiveram presentes as comissões locais do PDI e o Colégio de Dirigentes do IFRS (composto pelos diretores-gerais de campi e pelos pró-reitores) que discutiram e elaboraram uma série de objetivos. Todos os objetivos gerados após o encontro foram consolidados no mapa estratégico.

Agora, é a vez de estudantes e servidores sugerirem as iniciativas que devem ser realizadas para o IFRS alcançar os objetivos. Já começou a fase de consultas públicas, organizadas pelas comissões locais do PDI em cada unidade, por meio de plenárias e pesquisa online disponível neste link.

Vale lembrar que o PDI impacta diretamente no dia a dia da comunidade acadêmica, pois os recursos necessários para manter o IFRS funcionando devem ser planejados no documento: oferta de cursos e vagas em todos os campi e níveis; pessoal (quantitativo); investimentos em infraestrutura; planejamento de objetivos, indicadores e metas para os próximos cinco anos da instituição.

Sobre o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino. Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e conselho nacional de educação (CNE).