Início do conteúdo

Reunião de apresentação de resultados do projeto de Desenvolvimento de embalagens com identidade territorial para agroindústrias de mandioca e derivados de cana-de-açúcar do Alto Uruguai gaúcho


Foi realizada em 30 de abril de 2021, uma reunião na qual foram apresentados os resultados do “Projeto de Desenvolvimento de embalagens com identidade territorial para agroindústrias de mandioca e derivados de cana-de-açúcar do Alto Uruguai gaúcho” desenvolvido nos últimos sete meses em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) e Prefeitura Municipal de Erechim. Estiveram presentes na reunião, extensionistas rurais dos municípios envolvidos, Carlos Angonese (Erechim), Ivonir Biesek e o produtor Sadi Chittó (Erval Grande), Sinval Goulart e Delmir Nadal (São Valentim), Laura Mocfa Glaner e Edgar Copatti (Carlos Gomes), Gilmar Shardong (Aratiba), Antônio Pandolfo (Marcelino Ramos), o representante do CAPA , Victor Hugo Hollas, as professoras do IFRS campus Erechim, Andréia Mesacasa e Valéria Borszcz e a bolsista do projeto, Kelen Rosset. O projeto teve como objetivo gerar alternativas de rótulos e embalagens com identidade territorial para agroindústrias de mandioca e derivados de cana-de-açúcar do Alto Uruguai gaúcho. Participaram oito agroindústrias. Para o desenvolvimento dos rótulos e embalagens foi adaptado o Modelo de Processo de Design DIM – Design Inova Moda, composto pelas fases Planejar, Investigar, Analisar, Projetar e Testar. Assim, foram traçadas estratégias de inovação nos níveis forma e modo de uso dos produtos, sendo estas cruzadas com tendências em design de embalagens e elementos da identidade territorial. Como resultado, foram geradas logomarcas, rótulos e embalagens para as oito agroindústrias participantes. 

A imagem a seguir representa uma das embalagens desenvolvidas pelo projeto:

 

 

É importante destacar que  houve uma aproximação entre as instituições participantes no que tange ao atendimento de demandas regionais e compartilhamento de conhecimentos, promovendo a perspectiva de futuras parcerias. Além da reunião realizada no formato online em 30 de abril, está prevista para o mês de maio a apresentação dos resultados para as agroindústrias envolvidas, com a entrega dos designs desenvolvidos.

Fim do conteúdo