Realizada a 4ª etapa do curso de extensão “Desenvolvimento, organização social, agroecologia e sustentabilidade no campo: desafios e limites”

No dia 15/06/2022, durante os turnos da manhã e da tarde, foi realizada a 4ª etapa do curso de extensão “Desenvolvimento, organização social, agroecologia e sustentabilidade no campo: desafios e limites”, com o tema “Economia popular solidária e cooperativismo”. Esse curso está sendo planejado desde 2021 pelos parceiros UFFS, IFRS, UERGS, SUTRAF-AU, FETRAF, CAPA, CETAP e MAB, através de uma emenda parlamentar que facilitou a realização do curso, trazendo formadores de todo o país.

O curso conta com 36 inscritos, dentre eles estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais e sindicais da região do Alto Uruguai. O curso tem como objetivo principal reunir pessoas de diferentes entidades para um repensar o desenvolvimento do território formando lideranças para atuação nas temáticas que sustentarão o desenvolvimento do Alto Uruguai no tempo e no espaço. Os encontros estão organizados em 9 módulos e serão realizados a cada 15 dias, com término previsto para agosto deste ano.

Nessa etapa do curso estiveram presentes os representantes das entidades parceiras na organização do curso, dentre eles o professor Pedro Ivan Cristófoli, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e Ari De David, da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), além de representantes do IFRS – Campus Erechim, dentre eles as servidoras Marlova Elizabete Balke, Fernanda Venturini e Solange Martins representando o NEA e a Coordenação de Extensão. Ao final desta etapa Marlova realizou com o grupo participantes um feedback com uma chuva de ideias resgatando o que foi apresentado e dialogando sobre a importância que cada um tem na região do Alto Uruguai.