Realizada a 1ª Oficina de Xadrez para iniciantes no IFRS Campus Erechim

Na última quarta-feira (01), foi realizada a 1ª Oficina de Xadrez para iniciantes, ofertada pela equipe coordenadora do projeto, junto com o bolsista do projeto “Jogos de tabuleiro: Ludicidade e Recreação com a Comunidade do Alto Uruguai Gaúcho”, Mateus Antônio Corteze. A oficina foi realizada na sala 408, do Bloco 4 do IFRS – Campus Erechim e ministrada pelo Diretor-geral do Campus, Eduardo Angonesi Predebon.

Durante a oficina, que contou com a participação de 16 estudantes do ensino médio integrado, foi apresentado o xadrez, sua história, importância, significado, movimento e valor das peças, algumas jogadas básicas, dicas, uso do relógio etc e, ao final, um jogo simultâneo entre o ministrante e os participantes.

Durante a oficina, ficou perceptível o interesse pelo xadrez, bem como da sua continuidade e da necessidade da realização de projetos e atividades que coloquem os estudantes como protagonistas de um processo que abre possibilidades de valorização e fortalecimento da educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Segundo Mateus, “as ações relacionadas ao xadrez ocorrem de forma contínua, isto é diária. Em todos os dias da semana os estudantes têm contato e acesso a uma sala com tabuleiros arrumados para o jogo que acontece, tanto no intervalo da manhã ou da tarde, como no horário de meio dia. Além do lazer, o xadrez favorece a construção de um clima de desenvolvimento intelectual o que contribui em todos os componentes, posso arriscar dizer que por ali está o coração do projeto de xadrez”.