Início do conteúdo

Publicados editais de seleção de bolsistas de Ensino, Pesquisa e Extensão


Estão publicados, na aba editais, os editais de seleção de bolsistas para projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão para o ano de 2023:

Seleção de bolsistas para Projetos de Ensino

Seleção de bolsistas para Projetos de Pesquisa

Seleção de bolsistas para Projetos de Extensão

As inscrições podem ser realizadas do dia 10 à 19 de abril de 2023.

O período de realização das atividades dos bolsistas inicia no dia 01 de maio de 2023 e se encerra em 31 de dezembro de 2023.

 

O que são projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão?

Os Projetos de Ensino, também conhecido como Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN) tem por finalidade apoiar as ações de ensino, a serem desenvolvidas por professores, vinculando essas ações aos componentes curriculares dos cursos, ou a processos formativos voltados ao acompanhamento e qualificação da aprendizagem dos estudantes.

Os Projetos de Pesquisa visam a produção de conhecimento científico por meio da execução de um prévio planejamento, definido pelo coordenador do projeto. Os bolsistas auxiliarão o coordenador e a equipe no desenvolvimento das atividades da pesquisa, que resultarão na construção da produção científica e na aquisição de conhecimentos e experiências na área de atuação da pesquisa.

Os Projetos de Extensão, ou a “Ação Extensionista“, no contexto do IFRS, é compreendida como a prática acadêmica que interliga a própria Instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de abrangência de suas unidades, contribui para a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais.

 

Fim do conteúdo