Publicados documentos com orientações do Processo Seletivo de estudantes do IFRS

Foram publicados nesta terça-feira, 2 de outubro de 2018, os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) do Processo Seletivo de estudantes 2019/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão mais de 4.500 vagas em cursos técnicos de nível médio e em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2019 nem Erechim e mais 16 campi da instituição. Todos os cursos são gratuitos.

Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br:

Cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 62/2018

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 63/2018

Cursos superiores – edital nº 64/2018

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 8 de outubro e vão até 7 de novembro de 2018, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

De 17 a 28 de setembro de 2018, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. O resultado da solicitação está previsto para ser divulgado no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) nesta quarta-feira, 3 de outubroA concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 8 de outubro de 2018. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro de 2018.

No Campus Erechim, serão ofertados cursos técnicos (concomitante e subsequentes ao Ensino Médio) e também cursos de graduação (bacharelados e superiores de tecnologia), conforme quadro abaixo:

Campus Erechim (Rua Domingos Zanella, 104 – Bairro Três Vendas – Erechim)

Engenharia de Alimentos Superior Noite 30 vagas
Engenharia Mecânica Superior Manhã e Tarde 50 vagas
Tecnologia em Design de Moda Superior Tarde 32 vagas
Tecnologia em Marketing Superior Noite 50 vagas
Técnico em Alimentos Subsequente ao Ensino Médio Noite 32 vagas
Técnico em Finanças Subsequente ao Ensino Médio Noite 40 vagas
Técnico em Informática Concomitante ao Ensino Médio Tarde 32 vagas
Técnico em Logística Subsequente ao Ensino Médio Noite 40 vagas
Técnico em Mecânica Subsequente ao Ensino Médio Noite 32 vagas

Acompanhe as atualizações do Processo Seletivo 2019/1 do IFRS no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).