Projetos do IFRS são contemplados com recursos para ambientes promotores de inovação

Dois projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram contemplados com recursos financeiros para implantação e estruturação de Ambientes Promotores de Inovação em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. No total, serão destinados R$ 160 mil para criação e consolidação desses espaços.

Os ambientes promotores de inovação articulam a cooperação de estudantes e servidores do IFRS com a comunidade externa, estimulando ações e projetos focados em soluções inovadoras e criativas, assim como incentivam a cultura empreendedora. “Esses ambientes integram projetos de áreas multidisciplinares, promovem a cooperação entre diferentes atores da sociedade e articulam soluções inovadoras para a sociedade”, comenta o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos do IFRS, Anderson Yanzer.

Atendimento de necessidades de arranjos produtivos locais

Espaço IFMaker do Campus Ibirubá, que fará parte do coworking multicampi.

O projeto Espaços de coworking locais, conjunto entre os campi Sertão, Erechim e Ibirubá, receberá um apoio financeiro de R$ 40 mil para ser iniciado. Esse modelo multicampi apresenta a vantagem de possuir infraestruturas distintas, agregando profissionais de diferentes áreas e permitindo a cooperação para o atendimento de necessidades reais dos arranjos produtivos locais, comenta o coordenador-geral do projeto e professor do Campus Sertão, Gustavo Reolon.

O valor recebido será compartilhado entre os três campi. O recurso servirá para a estruturação do ambiente, aquisição de equipamentos e custeio de bolsas. “Inicialmente, faremos o levantamento dos dados econômicos, empresariais e de inovação da região de atuação dos campi, identificando atores e ações praticadas sobre a inovação e o atendimento às necessidades regionais e prospectando as demandas reais e não atendidas”, explica a coordenadora do projeto no Campus Erechim, professora Ana Carolina Salles.

Impresso 3D adquirida para o espaço coworking do Campus Sertão

coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e autônomos. “Nosso projeto tem como objetivo gerar um aprendizado coletivo, desenvolvido de forma colaborativa entre os envolvidos das diversas áreas do conhecimento em parceria com a sociedade que difunde a cultura da propriedade intelectual, da transferência de tecnologias e da inovação tecnológica”, completa o coordenador do projeto no Campus Ibirubá, professor Cristiano Kulman.

Publicidade para as iniciativas desenvolvidas no Campus

No segmento de laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos ou espaços makers, o OpenLab, do Campus Rio Grande, receberá apoio financeiro de R$ 120 mil.

Laboratório de Comando Numérico Computadorizado do Campus Rio Grande

O projeto tem a proposta de dar visibilidade e apresentar o Campus Rio Grande à comunidade externa, como um grande laboratório aberto, onde projetos de inovação e tecnologia de cunho prático e com foco em trazer benefícios à sociedade serão desenvolvidos. “Para isso, pretende integrar os empreendimentos e demais recursos existentes no campus de modo a compor um complexo de inovação, empreendedorismo e criatividade”, comenta Carlos Eduardo Pinheiro, um dos coordenadores do projeto.

O projeto propõe aproximar empresas, empreendedores e investidores que vislumbram tornar suas demandas, necessidades e ideias em algo inovador, buscando melhorias nos seus processos internos ou à comunidade de forma geral. “O OpenLab, por ser um projeto voltado a integração, gestão, marketing e publicidade, intenciona dar ainda mais visibilidade a outros projetos consolidados e em andamento no campus”, finaliza Loraine Lopes da Silva, que também coordena o projeto.

O OpenLab conta com a participação de outros 21 membros, sendo 16 colaboradores e 5 bolsistas.

Habitats no IFRS

Atualmente, o IFRS possui 20 habitats de inovação instalados em 14 campi. No mês de abril deste ano, começou a atuar a Coordenação dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo, sob a responsabilidade da professora Ana Caroline Dzulinski, do Campus Caxias do Sul.

Para mais informações, acesse o Integra – Portal de Inovação e conheça os habitats de Inovação no link https://integra.ifrs.edu.br/portfolio/laboratorios