Projetos de Ensino na área da Educação Física contribuem para o desenvolvimento dos estudantes

Os projetos de ensino intitulados “LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS COLETIVAS” e “LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS INDIVIDUAIS”, começaram a ser desenvolvidos no início do mês de abril, nas quintas e sextas à tarde, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da identidade formativa, educativa e inclusiva dos estudantes do Campus Erechim, por meio da vivência, aprendizagem e prática esportiva.

As práticas corporais esportivas possuem importância significativa no desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, contribuindo em aspectos físicos, emocionais e sociais. Por meio da prática esportiva, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, aprender a trabalhar em equipe, estabelecer metas e criar estratégias para alcançá-las, aprender a lidar com a vitória e também com a derrota, além de experimentar hábitos saudáveis que podem ser levados para a vida adulta.

Além das possibilidades educativas inerentes aos projetos de ensino vinculados à aprendizagem e prática esportiva, é importante considerar que há indícios de que o desenvolvimento de projetos centrados na prática esportiva na infância e juventude, principalmente em contextos escolares, tem sido associado, dentre outras coisas, à melhoria nos índices de permanência e êxito dos jovens no ambiente escolar.

De acordo com o Coordenador dos projetos, Prof. Ivan Carlos Bagnara, “a proposta ora desenvolvida busca contemplar o conjunto de direitos constitucionais fundamentais para o exercício da cidadania dos jovens estudantes. O acesso ao esporte possui potencial para contribuir com a reversão do quadro de vulnerabilidade social, atuando como instrumento de formação integral dos indivíduos e, em consequência, possibilita o desenvolvimento de convivência social, construção de valores, promoção da saúde e aprimoramento da consciência crítica e da cidadania”.

Ambos os projetos também preparam estudantes do IFRS – Campus Erechim para competirem na 9ª edição dos Jogos do IFRS, que está prevista para ocorrer em maio e contará com duas etapas. A primeira, de 16 a 18 de maio, no Campus Sertão e, a segunda, no dia 22 do mesmo mês, em Bento Gonçalves.