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Projeto piloto de curricularização da extensão contribui com cooperativas da Agricultura Familiar


Estudantes apresentam propostas de melhorias em marketing para pontos comerciais de cooperativas 

Sete estudantes do curso de Tecnologia em Marketing do Instituto Federal do Rio Grande do Sul –  Erechim, apresentaram propostas de ações em marketing para as cooperativas Coolati do município de Ibiaçá e para cooperativa Nossa Terra do município de Erechim. A apresentação foi realizada via transmissão ao vivo pelo Google Meet, assistiram as apresentações representantes das cooperativas, da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS – Ascar de Erechim, e servidores públicos do IFRS – Campus Erechim que trabalham na implantação da curricularização extensão nos cursos ofertados no campus. 

As propostas criadas pelos estudantes e orientadas pelo professor Sidnei Dal’Agnol foram construídas ao longo de 13 semanas, durante aulas da disciplina de Seminários em Marketing. Conforme Sidnei, inicialmente foi explicado para os estudantes os objetivos do trabalho e a importância para formação do estudante e profissional, as primeiras semanas foram trabalhadas questões teóricas, para os estudantes conhecer melhor o que é a extensão universitária, agricultura familiar e cooperativismo, posteriormente foi trabalhado no reconhecimento das demandas das cooperativas em termos de melhorias para comercialização nos pontos de venda físico que ambas possuem, para isso, cada estudante analisou os diagnósticos fornecidos pelas cooperativas e entenderam quais os principais potenciais e dificuldades, posteriormente iniciaram a criação de propostas utilizando algumas práticas de marketing aprendidas durante todo curso.

Todas as atividades foram realizadas virtualmente e as informações das cooperativas foram conseguidas através de aplicativos de mensagens, as cooperativas disponibilizaram imagens e vídeo para os estudantes terem melhor noção dos pontos de venda, também algumas informações que não constavam no diagnóstico foram solicitadas aos presidentes das cooperativas por meios virtuais.

A apresentação que ocorreu no último dia 12 de agosto, proporcionou também a interação entre os presentes que puderam comentar e sugerir melhorias das propostas. Entre as propostas apresentadas estão: melhorias nas fachadas dos pontos comerciais, criação de mídias sociais para engajamento dos clientes, criação de cartão fidelidade, criação estratégica de amostras de produtos para divulgação nos comércios locais, melhorias nas estruturas internas dos pontos de venda, utilização de iluminação diferenciada, som entre outras sugestões. 

Na semana seguinte será entregue virtualmente arquivos com os planos mais detalhados para cada cooperativa, que poderá analisar quais planos podem ser aplicados de imediato, futuramente ou mesmo que não venham ser aplicados, pois a intenção é propor, mas a análise da viabilidade e necessidade de ajustes das propostas é de cada cooperativa.

Após apresentações os estudantes ouviram colocações dos convidados e todas elas foram positivas, representantes informaram que algumas ações sugeridas já estão em curso e outras serão analisadas e possivelmente serão aplicadas, pois não apresentam grandes complexidades e pode trazer bons resultados. 

Ao final da atividade, sem a presença dos estudantes foi realizado avaliação dos trabalhos e da proposta de curricularização da extensão. A coordenadora de extensão do campus Marlova Balke comentou que ficou muito satisfeita com o que viu e que as ações criadas pelos estudantes poderão contribuir com as cooperativas, assim como para o debate da curricularização no IFRS, inclusive na apresentação da Mostra Cultural e JEPEX (Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão  do Campus Erechim). Na mesma linha, a servidora Fernanda Venturini, servidora do IFRS – Campus Erechim parabenizou os estudantes e disse que eles trouxeram vários elementos capazes de melhorar o desenvolvimento das cooperativas e o esforço de cada estudante para realizar boas propostas ficou evidente nas falas e apresentações. Já Cleunir Paris da Emater, agradeceu a parceria, e comentou que algumas propostas ele levará para outras cooperativas atendidas pela Emater, visto que são de fácil aplicação e podem gerar bons resultados. 

Antônio Fiori, representante da cooperativa Nossa Terra comentou que estão fazendo reformas no supermercado e que as sugestões dos estudantes são bem-vindas e serão avaliadas, pois, a ideia é trazer mais público para o supermercado e gerar uma melhor experiência para o consumidor. Marcelo da Cooperativa Nossa Terra comentou que a avaliação e indicações dos estudantes são pertinentes e algumas ações propostas já haviam sido identificadas pela equipe da cooperativa, outras proposições serão analisadas e poderão ser aplicadas em seguida. Elton Zanatta presidente da Coolati, agradeceu a oportunidade e disse que a cooperativa tem uma longa trajetória e existe a preocupação em melhorar o mercado tanto para seus associados como para os consumidores e nesse sentido é importante buscar novas ferramentas, sendo assim, levará para equipe as propostas e será avaliado o que pode ser aplicado no ponto de venda da cooperativa.

Segundo Marcelo Cozer, colaborador da cooperativa Nossa Terra, em maio de 2020 a cooperativa elaborou um plano de ação e, muitas das ações propostas pelos estudantes são parecidas, isso mostra que as avaliações dos estudantes estão coerentes com a realidade, também informou que as ações já implementadas deram excelentes resultados, mostrando o potencial do marketing.  

     

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