Projeto distribui absorventes íntimos e lenços umedecidos para público-alvo

Iniciativa da Pró-reitoria de Ensino, Assessoria de Gênero e Sexualidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o projeto “Dignidade menstrual” realiza a entrega mensal de absorventes íntimos para estudantes dos campi da instituição. Em Erechim, no ano de 2023,  330 estudantes foram atendidas e 963 pacotes de absorventes distribuídos. Houve ainda a retirada de nove coletores menstruais. Podem receber os itens estudantes  – mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo – em situação de vulnerabilidade social.

Os absorventes podem ser retirados no ambulatório, no Bloco 4, na sala de assistência estudantil (CAE), no Bloco 1, ou quando há divulgação em áreas externas do campus, como nas fotos desta publicação. Absorventes e lenços umedecidos também estão disponíveis nos banheiros.

Sobre o projeto

Em maio de 2022, o IFRS publicou a Instrução Normativa 1, que dispõe sobre a implantação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual no IFRS. As ações do projeto têm por objetivo promover atividades educativas para toda a comunidade acadêmica, voltadas à educação em sexualidade e reprodução, com vistas ao combate à desigualdade e violações dos direitos das pessoas que menstruam.

Com esta iniciativa, espera-se assegurar a dignidade e bem-estar dessas pessoas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene menstrual, contribuindo também para a promoção da equidade de gênero e para a erradicação da pobreza menstrual.