Início do conteúdo

PROJETO DESENVOLVIDO NO IFRS CAMPUS ERECHIM É DESTAQUE EM EVENTO INTERNACIONAL


Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2021 ocorreu de forma híbrida o 9º Encontro Latino Americano de Food Design. Com o tema “Replantar”, o evento é uma iniciativa da Rede Latino Americana de Food Design (RedLaFD) em conjunto com a Associação Locavorismo do Brasil. O evento possui caráter inter e multidisciplinar, estabelecendo conexões entre Design e Ciência dos Alimentos com outras disciplinas do conhecimento.

Na ocasião, foi apresentado o artigo “Desenvolvimento de rótulos e embalagens com identidade territorial para agroindústrias de mandioca e derivados de cana-de-açúcar do Alto Uruguai Gaúcho”, de autoria da professora Doutora Andréia Mesacasa e da discente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Kelen Renata Rosset. O artigo foi classificado entre os dez melhores trabalhos submetidos ao evento, dessa forma, recebeu Menção Honrosa, além de ser incluído na programação oficial onde as autoras participaram de um Painel Acadêmico com os demais autores selecionados de países como Argentina, Colômbia, Portugal e Itália. Não obstante, o estudo das autoras foi publicado na segunda edição da Revista Latinoamericana de Food Design “Comes lo que eres”, lançada durante o evento.

O artigo apresentou os resultados obtidos com o Projeto “Desenvolvimento de rótulos e embalagens com identidade territorial para produtos minimamente processados e derivados de cana-de-açúcar comercializados nas Feiras do Produtor da cidade de Erechim/RS” executado no período de setembro de 2020 a março de 2021. O estudo, conduzido sob o método Design Science Research, adaptou um modelo de processo de design originalmente concebido para o setor do vestuário, para o segmento de embalagens. Em seguida, o modelo em cinco etapas, foi aplicado no contexto das oito agroindústrias participantes, resultando no desenvolvimento de logomarcas, rótulos e embalagens que seguem tendências atualizadas em design, além de destacar a territorialidade presente nas etnias da região. Em sua segunda edição em 2021, o projeto do IFRS campus Erechim passou a integrar o Mapa Food Design América Latina, que identifica ações acadêmicas, empresariais, culturais, artísticas e ambientais desenvolvidas na perspectiva do movimento.

Para a professora Andréia Mesacasa, o reconhecimento do trabalho científico pela curadoria do Food Design, representa a relevância do estudo para o avanço do design no campo de conhecimento multidisciplinar abordado no evento, ademais, atesta a qualidade do trabalho desenvolvido pelo IFRS campus Erechim em parceria com a Emater – RS, CAPA e Prefeitura Municipal de Erechim. 

 

Fim do conteúdo