Projeto de Pesquisa do IFRS – Campus Erechim trata sobre saúde mental dos estudantes

O projeto de pesquisa intitulado “SAÚDE MENTAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO IFRS – CAMPUS ERECHIM”, está sendo desenvolvido desde o ano de 2023 com o objetivo de compreender como as vivências acadêmicas e a saúde mental dos estudantes dos cursos superiores do Campus Erechim estão relacionadas.

O projeto é coordenado pela servidora e psicóloga da instituição, Fernanda Zatti e conta com a participação do diretor-geral do campus, Professor Sidnei Dal’ Agnol, das Professoras Silvana Saionara Gollo e Cláudia Turik de Oliveira, da servidora Daniela Mores, e da bolsista, Isabelle Storti.

Sabe-se que problemas relacionados à saúde mental já estão presentes na sociedade há algum tempo. Durante a pandemia de COVID-19 e, mesmo após ela, questões relacionadas à saúde mental continuam recorrentes, já que a mesma é essencial para garantir a qualidade de vida e o bem-estar.

Até o momento, existem alguns resultados parciais, visto que o instrumento de coleta de dados ainda não foi aplicado para todas as turmas dos cursos superiores. A partir dos dados obtidos até o momento, foi possível compreender questões relacionadas ao desempenho acadêmico e a saúde mental, dificuldades de natureza emocional, adaptação e mudanças no contexto acadêmico, entre outros.

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Zatti, “A proposição da pesquisa se deu a partir de uma necessidade observada no cotidiano institucional e que reflete o aumento dos índices gerais de adoecimento mental, especialmente após a pandemia. A pesquisa procura estabelecer interlocuções com o contexto formativo para propor ações de prevenção e promoção em saúde mental que repercutam em melhores condições de permanência e êxito para os estudantes”.

Após a finalização do projeto, a instituição tem como objetivo organizar e planejar ações para o combate das dificuldades relacionadas à saúde mental.