Início do conteúdo

Projeto de Extensão: Uso de ervas aromáticas e condimentares na alimentação.


O projeto “Uso de ervas aromáticas e condimentares na alimentação ”, apresentado na 9ª JEPEX e 3ª Mostra cultural- IFRS Campus Erechim, por Ellen Faccio Grando, Iloir Gaio, Andreia Mesacasa e Valeria Borszcz, foi orientado pela coordenadora do projeto, a professora Valéria Borszcz. 

O sal é um ingrediente alimentício utilizado como conservante e realçador de sabor ao longo da história, porém contém na sua composição o sódio, que ingerido em excesso, provoca hipertensão arterial. O uso recomendado é de 2,4 g/dia, mas estimativas demonstram que a população consome cerca de 12 g/dia. Para diminuir esse número e, consequentemente, os casos de doenças relacionadas à alta ingestão de sódio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde (MS) estimulam a redução do consumo de sal.

 Frente a isso, foi realizado um estudo sobre as propriedades terapêuticas e nutricionais de diversas ervas. Pimenta branca, alecrim, salsa, sálvia, orégano e sal, foram os ingredientes escolhidos para a elaboração do sal temperado, por serem de fácil cultivo e de fácil acesso, bem como, por possuírem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A mistura pode ser acrescida em qualquer preparação em substituição ao sal, realçando o sabor do alimento e colaborando para o seu consumo consciente.

 

Saiba mais sobre o vídeo apresentado aqui

Fim do conteúdo