Início do conteúdo

Projeto “Campo Pequeno, Grandes Memórias” realiza parceria com projeto de extensão do IFRS Campus Erechim


Os estudantes Guilherme José Schons e Marina Letícia Zamadei do Colégio Estadual Professor Mantovani estiveram no Campus Erechim do IFRS na noite de quinta-feira, dia 08 de agosto, para apresentar e dialogar sobre o projeto que fazem parte intitulado Campo Pequeno, Grandes Memórias. A pesquisa do grupo que integra as atividades curriculares do terceiro ano do Ensino Médio, tem como objetivo geral “implantar mecanismos educacionais que propiciem o estudo da História de Erechim no Colégio Estadual Professor Mantovani”, e se propôs neste ano a investigar  a “Repressão e Resistência: a ditadura civil-militar em Erechim”.

A presença e o diálogo com os estudantes integram as atividades do Projeto de Extensão Construção e divulgação das Ciências Humanas como área do conhecimento no Campus de Erechim em vista da implementação do Ensino Médio Integrado,coordenado pelo professor Giovane Rodrigues Jardim, com o objetivo de “colaborar na construção de espaços de diálogo e interação com a sociedade a partir da presença e da pesquisa em Ciências Humanas”. A partir deste encontro, o grupo debateu sobre a importância de ampliar os espaços para o estudo da história local nas instituições de ensino, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a fazer ecoar vozes silenciadas pelos discursos hegemônicos, pelo medo ou pelo trauma do que passaram. Neste sentido, no próximo semestre pretende-se estabelecer uma parceria entre os projetos em atividades de presença junto a outras escolas do município e da região, de forma a oportunizar a reflexão crítica e a memória “para que não se esqueça; para que nunca mais aconteça! ”

Todas as quintas-feiras a noite, a partir das 19h, o grupo de trabalho do Projeto de Extensão se reúne na sala 403 do Bloco IV para leitura, pesquisa e discussão de temáticas relacionadas a Ética, a Política e a Estética a partir da perspectiva da Pluralidade Humana, atividade aberta a participação de todos os interessados. Na próxima semana a temática será a Pluralidade Humana em Hannah Arendt, uma introdução a obra A Condição Humana.

Informações com os bolsistas do projeto Gleci Iria Budrys, Carlos Alan de Souza, Tainara Biavatti, ou com o coordenador do projeto pelo e-mail [email protected]

Fim do conteúdo