Professora do IFRS – Campus Erechim ministra palestra na XI Semana do Meio Ambiente do IFSC – Campus Gaspar

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data e a importância de ações que objetivem a conscientização da comunidade acadêmica, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Gaspar organizou a XI Semana do Meio Ambiente.

O evento, ocorrido na segunda semana de junho, contou com a participação da professora Dra. Andréia Mesacasa, servidora do IFRS campus Erechim, na noite de 08 de junho. A professora foi convidada para palestrar sobre o tema “Moda e sustentabilidade”, tendo em vista que uma das áreas presentes no IFSC – Campus Gaspar é Moda e Vestuário. Nesse contexto, a professora Andréia optou por abordar a trajetória de criação do projeto de ensino “Design de Moda para a Sustentabilidade”, executado no campus Erechim desde 2019.

Para a professora, os impactos decorrentes do consumo excessivo de produtos industrializados associados à utilização intensa dos recursos renováveis e não renováveis apresentam um desafio contemporâneo, presente no cotidiano de profissionais das áreas de Moda e Design, bem como das instituições de ensino responsáveis por sua formação. Sob este pano de fundo, foi criado o projeto de ensino Design de Moda para a Sustentabilidade. Seu objetivo principal é a promoção de ações atreladas ao tema moda e sustentabilidade em conjunto com as disciplinas dos cursos da área de Moda e Vestuário do campus. Essas ações visam a ampliação do conhecimento acerca desse tema em concomitância com as práticas acadêmicas dos futuros profissionais da área.

Segundo a professora Andréia, em três anos de projeto, foram implementadas 37 ações em conjunto com as disciplinas, além da série “Quem cria inspira” veiculada no Youtube e Instagram em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19.

O projeto conta com dois artigos completos publicados na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, da UDESC e no livro Educação Escolar e Ensino Remoto: os desafios impostos pela pandemia, lançado em 2021 pela editora Schreiben.

Para finalizar, a professora destaca que muitos foram desafios ao longo desses três anos de projeto, sobretudo durante a pandemia, onde as ações foram adaptadas para o formato on-line. Ademais, também é importante salientar a presença dos colaboradores internos e externos, fundamentais para o andamento das atividades.

Como perspectivas futuras, o projeto será executado novamente no segundo semestre deste ano, além de prever a elaboração de um memorial descritivo referente aos três anos de atuação no IFRS – Campus Erechim.