Professor do IFFar promove oficina de frisbee para estudantes do Ensino Médio Integrado

Na última terça-feira, dia 26 de março de 2024, o professor Luciano de Almeida, do Campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), realizou a oficina “Ultimate Frisbee” com estudantes do 1º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Ao longo do dia, estudantes dos primeiros anos dos demais cursos do EMI também tiveram a oportunidade de praticar o esporte. A atividade foi acompanhada pelo professor de Educação Física do Campus Erechim, Ivan Carlos Bagnara.

Durante a oficina, o professor Luciano apresentou aos estudantes as principais características do frisbee, aspectos históricos, princípios operacionais e enfatizou o potencial educativo do jogo, uma vez que ele não possui árbitros, sendo autorregulado pelos próprios participantes. Por ser um dos únicos esportes no mundo sem arbitragem, as regras não são violadas intencionalmente por quem o pratica pois existe um código de honra e respeito mútuo. Isso, para o professor, estimula a comunicação interpessoal, a resolução de possíveis conflitos e principalmente o espírito de jogo.

A atividade está vinculada ao projeto de extensão “IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola”, coordenado por Luciano.

Sobre o esporte

Oficialmente, o frisbee é praticado em um campo que mede 100 metros de comprimento por 37 metros de largura, tendo como objetivo principal chegar com o disco na “endzone”, que é uma área demarcada que fica localizada na área final de cada lado do campo.