Professor do Campus recebe convite para publicação de artigo.

O professor do IFRS Campus Erechim, Luiz Gustavo de Moura da Silva Barbosa, pertencente ao quadro de docentes do curso de Engenharia Mecânica, recebeu no início deste ano um convite para escrever um artigo no Global Journal of Research in Engineering – GJRE (Revista Global de Pesquisa em Engenharia).

Justificou-se o convite após a revista observar que um dos trabalhos publicados pelo professor Luiz Gustavo estava muito bem escrito, de maneira singular e diferenciada, além de estar sendo muito lido pela comunidade acadêmica da área da pesquisa em questão.

Com o aceite do convite, o professor decidiu aperfeiçoar um dos trabalhos iniciados em 2017. Neste, o aluno Cassiano Rodrigo Dalberto havia solucionado um problema para a empresa Cavaletti, de Erechim/RS. O problema era desenvolver uma equação para a correção do índice de fluidez de misturas entre polímeros reciclados e virgens. Naquela época foi chegada na equação, mas não houve a preocupação com os materiais contidos nos polímeros reciclados. Então, o trabalho foi melhorado de modo a conhecer o verdadeiro conteúdo dos polímeros reciclados, o que estará publicado na edição de outubro do GJRE sob o título “Obtaining an empirical equation for correcting the melt flow index of virgin and recycled polypropylene mixtures and analysis of mechanical properties of the blends”.

É importante salientar o apoio da empresa Cavaletti ao trabalho, o que consta nos agradecimentos do artigo.

Atualmente Eng. Cassiano Rodrigo Dalberto é aluno bolsista de mestrado do programa de Pós-graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS e continua trabalhando com problemas propostos pela empresa Cavaletti. O desenvolvimento do artigo também contou com a participação do professor Edson Francisquetti do campus Farroupilha.

Link do site:  https://globaljournals.org/