Processo Seletivo de estudantes: Locais de provas serão divulgados no dia 29 de novembro

Os locais das provas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) serão divulgados na terça-feira, 29 de novembro de 2022. As listas estarão publicadas na capa do site ingresso.ifrs.edu.br. É importante que os candidatos confiram o local, o endereço e guardem essas informações.

As provas ocorrerão no domingo, dia 04 de dezembro de 2022. Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado*, serão no turno da manhã. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão no turno da tarde. Saiba mais:

Cursos técnicos integrados ao ensino médio

Para os cursos integrados ao ensino médio, a prova terá duração de três horas. O início será às 8h30 (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes (ou seja, às 7h30), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 7h45.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada uma das seguintes matérias:

• Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas; e
  • Língua Portuguesa.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão serão eliminados do exame de seleção. Os conteúdos para estudo podem ser conferidos no Anexo III do edital dos cursos integrados do Processo Seletivo. (Leia também: Curso on-line gratuito e provas anteriores ajudam os candidatos na preparação para as provas)

*A prova será realizada para ingresso nos campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Os demais terão a seleção de estudantes por sorteio.

Cursos subsequentes ao ensino médio

Para os cursos subsequentes, a prova terá duração de três horas e 30 minutos. O início será às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes do início (ou seja, às 13h), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada matéria a seguir:

• Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologia;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas serão eliminados do exame de seleção. Os conteúdos para estudo podem ser conferidos no Anexo III do edital dos cursos subsequentes do Processo Seletivo. (Leia também: Curso on-line gratuito e provas anteriores ajudam os candidatos na preparação para as provas)

Cursos de graduação

Para os cursos superiores de graduação, a prova tem duração de quatro horas e 30 minutos. Terá início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes do início (ou seja, às 13h), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões, com as matérias a seguir:

• Matemática e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.
  • Prova de Redação.

Serão eliminados do exame de seleção os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação. Critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto. Os conteúdos para estudo podem ser conferidos no Anexo III do edital dos cursos superiores do Processo Seletivo. (Leia também: Curso on-line gratuito e provas anteriores ajudam os candidatos na preparação para as provas)

Fique atento:
– Será desclassificado do Processo Seletivo o candidato que se apresentar após o horário estabelecido ou fora do local de prova ou que não esteja portando seu documento de identificação com foto, o mesmo da inscrição.

– Por documento de identificação com foto entende-se:

• Carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação; pela Polícia Federal; pelos Comandos Militares; pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; ou
  • Certificado de Reservista com foto; ou
  • Carteira funcional com foto, expedida por órgão público; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Passaporte; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97).

– O candidato que se apresentar para prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado. O IFRS não se responsabiliza por perdas, extravios ou danos.

– É proibido o porte de armas, bem como o uso de bonés, chapéus, gorros, véus, lenços, aparelhos auriculares, óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial).

>> Mais informações estão disponíveis nos editais do Processo Seletivo.