Processo seletivo de estudantes do IFRS deve ocorrer no próximo ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) adiará o processo seletivo (PS) de novos estudantes para cursos técnicos e superiores, devido à pandemia de Covid-19. O PS é tradicionalmente realizado no mês de dezembro, para o ingresso dos alunos no início do ano letivo seguinte. Desta vez, a instituição prevê realizar a próxima seleção de ingresso discente entre fevereiro e março de 2021, se as condições permitirem a execução de forma segura. Esse planejamento leva também em consideração o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – agendado para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro.

Nos próximos meses, o Instituto definirá a data e avaliará o formato do processo seletivo, afirma o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini. “Para evitar as aglomerações inerentes à aplicação das provas, é possível que utilizemos a nota do Enem para os cursos superiores e realizemos sorteio para os cursos técnicos. É uma possibilidade que estamos considerando e será avaliada pelo Conselho Superior da instituição”, complementa.

O pró-reitor aponta que o IFRS está preparado para, pelo menos até março de 2021, desenvolver atividades pedagógicas não presenciais relacionadas ao ano letivo atual. Dessa forma, o próximo ano letivo possivelmente iniciará a partir de abril.

Constantemente, o IFRS avalia o cenário de contágio do novo coronavírus e as recomendações dos órgãos de saúde. A preservação da saúde e da vida da comunidade acadêmica é um princípio fundamental para a tomada de decisões institucionais. “É consenso na instituição que qualquer atividade presencial, como aplicação de provas e realização de matrículas, só poderão ser realizadas quando garantida a preservação da integridade de candidatos e servidores”, observa o pró-reitor de ensino.

> Para saber mais, continue acompanhando os canais de comunicação do IFRS.