Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do IFRS recebe inscrições até 22 de maio

Neste Processo Seletivo de estudantes 2022/2, o IFRS -Campus Erechim está ofertando vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: Técnico em Alimentos, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica e Técnico em Modelagem do Vestuário.

Estão abertas, até 22 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores em um dos 10 campi do IFRS* participantes podem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br, ler com atenção o edital (documento com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link  do sistema eletrônico para fazer a inscrição.

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e podem ser realizadas até 22 de maio de 2022. O candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br).

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/2.

Saiba mais sobre este Processo Seletivo

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para concorrer no Processo Seletivo 2022/2 será cobrada uma taxa. Para os cursos técnicos, a taxa será R$ 40,00 (ingresso via prova/Enem);

⚠️ Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico, não importa se tiveram o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 23 de maio de 2022.

📝 Como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/2, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Confira como será o Processo Seletivo 2022/2 do IFRS, para os cursos técnicos:

No Campus Erechim, para os Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo), a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada por prova. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do “Enem e prova”– basta escolher essa opção no momento da inscrição.

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/2:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 09 a 22 de maio de 2022
Último dia para pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição: 23  de maio de 2022
Prova para os cursos técnicos e superiores nos campi que optaram por esse formato de seleção: 12 de junho de 2022

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

* Sobre os campi: 10 campi do IFRS participam deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Viamão e Vacaria.