[Processo Seletivo 2019/1] Divulgadas 1ª chamada do Enem, orientações para bancas de heteroidentificação racial e matrículas

Estão publicados no site de ingresso os resultados da 1ª Chamada do Enem para admissão de novos estudantes em cursos técnicos e superiores do IFRS. Além da 1ª chamada, está também disponível a chamada complementar, que inclui mais candidatos aprovados no primeiro chamamento uma vez que alguns já ingressaram por meio da prova própria realizada em dezembro de 2018, restando assim vagas remanescentes.

Verificação da autodeclaração racial

Candidatos classificados pelas cotas étnico-raciais C2, C3, C6 ou C7, conforme lista de convocação publicada no site de ingresso, devem comparecer ao campus (Rua Domingos Zanella, 104, Bloco I), na próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro de 2019, às 18h. Quem não comparecer na data, horário e local indicados não terá aferição realizada em horários subsequentes ou em outra data e será desclassificado da reserva de vagas, passando a concorrer somente por acesso universal.

É importante destacar que também estão sendo convocados para o procedimento de heteroidentificação candidatos que não foram aprovados em 1ª chamada, mas poderão ser chamados conforme disponibilidade de vagas. Menores de idade deverão, obrigatoriamente, estar acompanhados de responsáveis.

Sobre as bancas

Conforme consta dos editais do Processo Seletivo, os candidatos que se autodeclararam negros (pretos ou pardos) no ato da inscrição, se aprovados, devem ter, antes da matrícula, a veracidade de sua autodeclaração confirmada por uma comissão específica do IFRS. Isso ocorrerá por meio de entrevista com a presença do candidato nas bancas de heteroidentificação.

No momento da entrevista, o candidato deverá entregar o formulário de autodeclaração que está anexo ao edital do Processo Seletivo referente à modalidade de curso para a qual ele está concorrendo à vaga.

Os resultados preliminares das verificações serão publicados no site de ingresso ao final do dia da realização da banca de heteroidentificação. É importante destacar que o deferimento na Comissão de Heteroidentificação não garante a matrícula. O candidato deve seguir os demais procedimentos relacionados à matrícula, conforme orientações dos editais do Processo Seletivo.

Matrículas

> Cursos técnicos subsequentes: as matrículas dos aprovados em 1ª chamada nos cursos técnicos subsequentes – Alimentos, Mecânica, Logística e Finanças – serão realizadas no dia 30 de janeiro de 2019, das 13h às 20h, no Setor de Registros Escolares (Rua Domingos Zanella, 104, Três Vendas).

> Cursos superiores: as matrículas dos aprovados em 1ª chamada nos cursos superiores – Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Marketing – serão realizadas no dia 31 de janeiro de 2019, das 13h às 20h, no Setor de Registros Escolares (Rua Domingos Zanella, 104, Três Vendas).

O dia 1º de fevereiro, no horário das 8h às 14h, está reservado para a complementação de documentos.

Avaliação socioeconômica

Candidatos aprovados por cotas que avaliam a renda familiar (C2, C3, C4 e C5) deverão passar pelas avaliações socioeconômicas, que serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro de 2019, das 13h às 18h, na Coordenação de Assistência Estudantil.