Núcleo de Memória e Cursos de Design de Moda do IFRS Campus Erechim, realizaram ações na 23ª Feira do Livro de Erechim

No dia 16 de novembro o Núcleo de Memória e Cultura e Cursos de Moda, realizaram ações na 23ª Feira do Livro de Erechim, que está ocorrendo concomitantemente com a FRINAPE/2022. O Núcleo de Memória realizou uma atividade voltada à fotografia e memória, onde o público pode fazer um resgate histórico da cidade de Erechim por intermédio de fotografias da época da colonização da cidade.

Foi elaborado organizado um painel, tendo como cenário de fundo, uma fotografia do Castelinho de Erechim. Nesse ambiente, os visitantes tinham a possibilidade de vestir roupas da época de 1910, e serem fotografados com esses trajes. Fazendo com que os participantes pudessem fazer um retorno ao passado. As vestimentas foram confeccionadas pela professora Fernanda Caumo Theisen, e buscavam retratar um casal da década de 20, com acessórios da época para compor o visual vintaje. A professora Fernanda também foi responsável pela confecção de uma roupa inspirada na literatura, Alice no País das Maravilhas, direcionada ao público infantil visitante da Feira do Livro, buscando despertar o lado lúdico da literatura, e da mesma forma que os demais trajes, poderia ser usado para ser fotografado e registrar sua passagem pela exposição do IFRS.

Foram expostas nesse mesmo ambiente, algumas fotografias participantes do Concurso de fotografias: Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia realizado pelo Núcleo de Memória do IFRS (Numem) e Núcleo de Memória do IFRS – Campus Erechim (Numem Erechim).

Dando sequência a exposição, o visitante do espaço, pode verificar o projeto das alunas do Curso Técnico em Produção de Moda, disciplina de Composição de Ambiente de Moda, sob orientação da profa Raquel de Campos, cujo objetivo principal da proposta baseava-se em planejar e criar maquetes de vitrines, para diversas marcas, sobre o tema “Alice no País das Maravilhas”, desafio aceito por quatro discentes que se dispuseram a elaborar as maquetes, e que resultou em lindos trabalhos.

As discentes que desenvolveram as maquetes foram:

Amanda de Almeida – Loja Mil Bijus

• Breve descrição da Inspiração: A inspiração foi uma mistura entre o filme Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho. A ideia é fazer esse paralelo entre os dois mundos, fazendo a inserção das joias como foco principal. Como a logo da Mil Bijus é uma borboleta, pode-se fazer a associação com a lagarta, que logo após se transforma em borboleta, dando sequência para a idealização da maquete.

Angélica da Silva Bizol – Loja Provin Joias

• Breve descrição da Inspiração: A vitrine foi inspirada no filme Alice no País das Maravilhas, associando os produtos primavera/verão com a floresta encantada da Alice.

Heloísa Tonin Cavagni – Loja Cacau Show

• Breve descrição da Inspiração: A marca escolhida foi a Cacau Show, pela associação dos doces e estética da loja e da marca, com a mesa de chá da Alice no País das Maravilhas.

Kelen Renata Rosset – Loja Bruna Aromas e Decorações

• Breve descrição da Inspiração: Personagem escolhido é o Coelho do Livro Alice no País das Maravilhas. Quando passa no jardim, ele desperta a curiosidade da protagonista que embarca numa experiência que a altera para sempre. Na história seguir o Coelho Branco parece ser uma metáfora para ir atrás do conhecimento e da verdadeira sabedoria. Encaixando na história da loja e da proprietária Bruna.