NEABI realiza encontro relacionado à Semana dos Povos Indígenas

O Neabi do IFRS – Campus Erechim organizou dentro da Semana dos Povos Indígenas, dois encontros com estudantes dos cursos de  Ensino Médio Integrado e Superior, no dia 17 de abril. No período da manhã com os segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado de Informática e Mecatrônica. A tarde com os três primeiros de Informática, Mecatrônica e Design Gráfico. A temática tratou sobre os indígenas na contemporaneidade e as narrativas contra coloniais e teve grande participação nos questionamentos com a ministrante Pietra Dolamita.

Segundo Pietra, “a Semana dos Povos Indígenas/2023 do IFRS – Campus Erechim foi um encontro muito importante organizado pelo Neabi. Professores e estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Informática, Mecatrônica e Desing Gráfico, além de outros do ensino superior, participaram de um debate muito atual sobre os melhores sonhos na esperança de reconhecer e valorizar nosso território plural e multiétnico, assim como o Brasil é. A educação nos liberta da mediocridade e momentos assim para dialogar sobre os indígenas na contemporaneidade e as narrativas contra coloniais potencializa a educação pública de qualidade, criando mais possibilidades de aprendizagens de Sonhos Possíveis para uma mundo melhor. E se sonhar é utopia, sejamos utópicos. O encontro foi um convite para mergulhar nas profundezas desses conhecimentos e troca de saberes. Quero deixar minha saudação especial IFRS pelo apoio, mas especialmente aos Povos Indígenas desta região, sobre os quais me sinto feliz em olhar as Araucárias e saber que aqui é Terra Indígena.”