Início do conteúdo

NEA, do IFRS – Campus Erechim em ação!


Na última quarta feira (27/07) ocorreu mais uma etapa do curso “Desenvolvimento, organização social, agroecologia e sustentabilidade no campo: desafios e limites” organizado pelas entidades UFFS, IFRS, UERGS, SUTRAF-AU, FETRAF, CAPA, CETAP e MAB

Nesta etapa foram realizadas discussões e reflexões em torno das temáticas meio ambiente e transição agroecológica, apontando as ações de resistência, os desafios e as possibilidades de expansão na região do Alto Uruguai. Os problematizadores da discussão durante a manhã foram o prof. Claudio Fioreze (IFRS) e da extensionista e agricultora ecologista Andressa Aparecida Martins (CETAP) trazendo elementos para nortear as ações de desenvolvimento.

Pela parte da tarde foi realizada a visita técnica como forma de aplicação do conhecimento visualizando uma propriedade em transição agroecológica, conhecendo sua trajetória, os obstáculos para desenvolver a transição agroecológica e as aspirações futuras para aumentar a área de produção na unidade produtiva da Andressa e do Giovane em Barão do Cotegipe. O curso tem como objetivo principal reunir pessoas de diferentes entidades formando uma rede para repensar o desenvolvimento do território no intuito de formar lideranças para atuação nas temáticas que sustentarão o desenvolvimento do Alto Uruguai no tempo e no espaço. Atividades de extensão como esta aproximam cada vez mais o IFRS da comunidade atuando no processo de mediação e fortalecimento da educação pública.

 

Fim do conteúdo