NAPNE do Campus Erechim do IFRS realiza curso básico de libras para servidores e estudantes

Encerrou na última quinta-feira (05/09), o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

O curso foi ministrado pelas Intérpretes de Libras Sabina Veloso e Silvia Remos e contou com a participação de discentes e servidores do Campus.

De acordo com a Intérprete de Libras Sabina Veloso, o conhecimento em Libras é fundamental para que possamos incluir os surdos em todos os espaços e as iniciativas do Campus Erechim do IFRS na promoção destes momentos são muito significativas, uma vez que aproxima todos os públicos do conhecimento desta língua.

A Língua Brasileira de Sinais foi oficializada no Brasil através da Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002, e com ela, benefícios significativos para a comunidade surda. Atribui-se a denominação de língua por ser composta de níveis linguísticos: morfológico, sintático e semântico. Seu diferencial é o fato de ser de modalidade visual–espacial.

O Campus Erechim do IFRS já promoveu outras edições do curso de Libras, envolvendo mais de 200 pessoas da comunidade externa, através de ações de extensão. Neste caso foi promovida uma ação de ensino sendo contemplado o público interno da instituição, servidores e estudantes.