Início do conteúdo

Mostra artística “Banquete do Mulherio” convida grandes mulheres à mesa


Desenvolvida por estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática (3º ano), Mecatrônica (2º ano) e Design Gráfico (1º ano), a mostra artística “Banquete do Mulherio” reúne mulheres do passado e do presente, brasileiras e estrangeiras, que contribuíram ou vêm contribuindo para a transformação dos papeis de gênero na sociedade. Os trabalhos foram produzidos na disciplina de Artes, ministrada pela professora Elisa Iop, em ocasião do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março.

A exposição, realizada em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Erechim, está disponível no hall de entrada do Bloco 2 (Biblioteca) e pode ser visitada até esta sexta-feira, dia 15 de março de 2024.

 

Obra referência

A mostra “Banquete do Mulherio” foi desenvolvida a partir do estudo da obra “The Dinner Party” (O Banquete ou A ceia), um ícone da arte feminista. A obra foi concebida pela artista e educadora Judy Chicago (1939-), no auge da segunda onda do movimento feminista, entre 1974-1979, com intenção de homenagear mulheres artistas, pensadoras, rainhas, musas e deusas “esquecidas” pela história oficial. Nesse banquete simbólico, 1037 mulheres foram destacadas, 39 estão dispostas ao longo da mesa triangular (13 de cada lado) e as demais (998) têm seus nomes gravados nos ladrilhos que compõem o piso da instalação (The Heritage Floor). A obra teve também a participação de aproximadamente quatrocentas artesãs.

“The Dinner Party” cumpre diferentes propósitos, como o de recuperar a história de mulheres eminentes no ocidente e reinterpretar a Última Ceia, resgatando a ancestralidade da Deusa Mãe, venerada por sociedades mais igualitárias, em que as mulheres detinham poder político e social.

Fim do conteúdo