Intervenções artísticas no IFRS – Campus Erechim: revitalizando mesas e bancos da área de lazer

Estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Informática – Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Erechim revitalizaram mesas e bancos existentes na área de lazer do campus mediante a realização de intervenções artísticas, pinturas e grafites. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Artes em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFRS – Campus Erechim, sendo coordenado pelas professoras Wladia Raianny Melo Queiroz e Elisa Iop.

A temática proposta para as intervenções era de livre escolha dos estudantes. Luís Henrique Wallor Zwirtes, Ariel Ramos, Breno Felipe Rinas e Matheus Cavassolla Zandona representaram um jogo online de sua identificação – “Goelem de Gelo”. O “Polvo”, mascote da turma, bem como o espaço em que vive, o mar, foi o tema proposto por Letícia Berlanda, Guilherme Pedro Filipini, Stéfany, Tainara Zago e Vandresa Carla Tamagno. O “Movimento Psicodélico” foi a fonte de estudo para as representações de Educardo Eduardo Henrik K. Cervieri, Amanda G Moura, Letícia Klein e Marcos Milezarek. Uma homenagem ao artista Van Gogh foi realizada por Elias Siqueira, Gabriel Kuis Bivilacqua, Kamily Saccomori, Laura Cecília Zaleski e Maria Eduarda Jarosz.

As intervenções artísticas realizadas buscaram promover a apropriação sociopolítica por parte dos estudantes de objetos (mesas e bancos) da área de lazer do campus, vindo a atribuir-lhes novos significados. Convidados para que as prestigiem, pois a cada ano novas representações serão realizadas pelas turmas dos terceiros anos. A proposta teve início em 2022, quando os formandos da primeira turma do Técnico em Informática – Integrado ao Ensino Médio realizaram as primeiras intervenções.