Início do conteúdo

Informações sobre a retomada do Calendário Acadêmico do Campus Erechim cursos técnicos e superiores semestrais


Horários – Retorno do Calendário Acadêmico 

 

O Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) irá retomar, no dia 17 de maio de 2021, o Calendário Acadêmico através da oferta de ensino remoto. A decisão foi deliberada através de reunião do Conselho do Campus Erechim(Resolução Nº1/2021), considerando as diretrizes da Resolução Nº15/2021 do Conselho Superior do IFRS e após debates com a comunidade acadêmica. 

Nesta data serão retomadas as aulas dos cursos Técnicos e Superiores com organização curricular semestral, e por ainda estarmos vivenciando a pandemia do Covid-19, as aulas ocorrerão integralmente no formato de ensino remoto, utilizando principalmente o Moodle,  Ambiente Virtual de Aprendizagem  oficial do IFRS, e outras ferramentas educacionais digitais de forma complementar.

O Calendário Acadêmico correspondente a 2020/1 iniciará em 17 de maio de 2021, com conclusão em 21 de agosto de 2021. 

Estudante! Fique atento às seguintes datas:

  • 19 a 22/04 –período para os estudantes que se encontram com a matrícula trancada (em situação de trancamento) solicitarem reingresso, o que pode ser feito. através do preenchimento do formulário neste link.
  • 26 a 28/04 – período para os estudantes realizarem a rematrícula on-line nos componentes curriculares, através dos sistemas acadêmicos SIA ou SIGAA .
  • 19/04 – data de publicação do novo edital para auxílio estudantil.

 

Cadastro de estudantes que necessitem de Auxílio Inclusão Digital 

Para ajudar os estudantes no acesso às atividades remotas, foi aberto um novo edital de auxílio à inclusão digital. Serão destinados chips com pacote de dados para acesso à internet, na modalidade Programa Alunos Conectados do Ministério da Educação. As inscrições vão até 5 de maio. O link e mais esclarecimentos podem ser consultados no Edital IFRS 032/2021

Confira: 

> Calendário Acadêmico do Campus Erechim 

> Resolução Nº 5 de 30 de março de 2021 

O que significa a retomada do calendário acadêmico?  

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores, sendo preferencialmente 25% delas realizadas de forma síncrona e o restante de forma assíncrona, conforme determina a Resolução nº 15 de 2021 do Conselho Superior do IFRS. O formato é semelhante ao das APNPs, mas serão retomados os registros nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS, e a realização de exames.

 

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs? 

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar os componentes curriculares. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou Direção de Ensino, que buscarão alternativas pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os estudantes  podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem. 

Quando as aulas presenciais voltarão? 

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco aos professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente. 

Leia também: 

Publicado o período de reingresso para o período 2021/01 

Retorno do Calendário Acadêmico

Fim do conteúdo