IFRS realiza oficina de panificação em parceria com a ADEVE

No dia 30 de outubro de 2019 foi desenvolvida uma oficina de pães com ervas aromáticas e condimentares com os membros da  Associação dos Deficientes Visuais de Erechim – ADEVE. A ação ocorreu no Campus Erechim do IFRS na Usina Piloto de Panificação. A oficina prática possibilitou, além da produção dos pães,  a análise sensorial das ervas e condimentos, vindo apurar o sentido do olfato entre outros.
Este projeto, coordenado pela professora Valéria Borszcz, tem por objetivo ofertar oficinas práticas e teóricas sobre produção artesanal de alimentos com o intuito de capacitar deficientes visuais pertencentes a ADEVE.  A oficina teve duração de 4 horas e contou com a participação de  pessoas cegas e com baixa visão que participam da Associação dos Deficientes Visuais de Erechim, além de servidores e bolsistas, os quais tiveram a oportunidade de interagir e dialogar a partir das diferenças que cada um apresenta.
O projeto é realizado em parceria com o NAPNE, representado pela professora Juliana Carla Girotto , é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os NAPNEs são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.
A extensão tem um papel fundamental neste processo, pois de acordo com a Política de Extensão do IFRS “a dimensão “Ações Sociais” agregam um conjunto de iniciativas, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na interação com a sociedade e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida.