IFRS publica normativa sobre implantação do “Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual”

No dia 13 de maio, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou a Normativa nº 001/2022, referente à implantação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual, na qual fica instituída a distribuição gratuita de absorventes higiênicos e coletores menstruais em todas as suas unidades.

Para a Coordenadora de Ensino do Campus Erechim, Natálie Pacheco Oliveira, que participou das discussões, esse projeto é considerado de extrema importância, já que reconhece a necessidade de uma política específica para esse público. Segundo a mesma, o Campus Erechim atenderá, inicialmente, 50 pessoas. Além disso, o NEPGS do Campus Erechim fará a distribuição de absorventes nos banheiros do campus nesse sábado, dia 28 de maio, dia internacional da higiene/saúde menstrual.

Ainda sobre essa temática, no ano de 2021, quatro estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Erechim, sob a orientação da professora Valéria Espíndola Lessa, realizaram um estudo sobre Precariedade Menstrual. No estudo em questão, as estudantes buscaram compreender o contexto acerca do tema, criaram um perfil no Instagram (@periodoup_ifrs) onde publicam, de tempos em tempos, informações sobre o tema, e realizaram um levantamento com as escolas locais sobre ações e projetos envolvendo a distribuição de itens básicos de higiene às alunas. O projeto terá continuidade no ano de 2022.