IFRS Erechim integra grupo do CODER em viagem para Caxias do Sul para conhecer experiência de desenvolvimento regional

No último dia 07 de abril, a Profa. Dra. Adriana Troczinski Storti representou o IFRS Campus Erechim em uma viagem promovida pelo CODER – Conselho de Desenvolvimento de Erechim – para a cidade de Caxias do Sul, buscando conhecer a experiência daquele município em termos de coletividade e metodologia para novos projetos no planejamento de Caxias para 2040.

Participaram da viagem dirigentes do CODER, empresários, entidades setoriais, e o IFRS esteve presente por integrar o Grupo de Trabalho da Educação, contribuindo com a visão de Erechim para 2024 em atividades que já estão ocorrendo desde o último ano.

Visitou-se primeiramente em Caxias a CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços-, onde o grupo foi recebido pelos representantes da entidade e Sr. Prefeito Municipal, onde houve a exposição do trabalho político apartidário realizado na Instituição, com vistas a somar esforços e desenvolver projetos para o avanço do município. A vice-prefeita almoçou com o grupo visitante que pela parte da tarde teve a oportunidade de conhecer a UCS – Universidade de Caxias do Sul-, inclusive os investimentos e a estrutura de pesquisa com grafeno, completando a visita na MobiCaxias.

Esta entidade, tem como seus princípios e conceitos os mesmos definidos nas literaturas de inovação e ecossistemas inovadores do país, tendo como base a tríplice hélice e atualmente a quadri hélice, formado por lideranças representativas do poder público (executivo e legislativo), iniciativa privada (entidades empresariais), academia (universidades, institutos de ensino e pesquisa, faculdades), e a sociedade civil organizada representada por sindicatos, associações e outras instituições e organizações de caráter comunitário, cultural e social, além de pessoas físicas unidas e comprometidas em prol do município e seu futuro.

“Estar presente junto ao grupo nesta viagem foi de grande valia, tanto profissional quanto institucional para o IFRS, pois permitiu gerar grande aprendizado e mais um momento de integração. Agora, o trabalho continua na colaboração do IFRS com as ações para Erechim e seu futuro, colaborando com as ações do CODER, alinhado à missão e compromisso do IFRS como uma instituição de ensino qualificada e formadora de profissionais para a cidade e região”, diz a Profa. Adriana.